Boa Vista/RR – Com uma gestão que, dentre diversas atuações, prioriza a educação, o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique (MDB), entregou, na tarde desta sexta-feira, 4, mais de 8.700 itens entre brinquedos e materiais pedagógicos.
O investimento vai atender mais de 13 mil crianças da Educação Infantil matriculadas em mais de 90 escolas do município.
A Escola Municipal Pedro Ferreira Monteiro, localizada no bairro Laura Moreira, foi a primeira unidade a receber esses materiais. Os brinquedos são previstos na Proposta Curricular Municipal para Educação Infantil, que apresenta o brincar como forma de estimular o aprendizado.
“Estamos entregando hoje mais 8.700 itens de brinquedos que vão ser utilizados nas escolas de forma lúdica e como instrumento pedagógico para ensinar as crianças de 2 até os 5 anos de idade. E são mais de 13 mil alunos da nossa rede municipal de ensino, tanto da creche como da pré-escola e a primeira infância é a fase mais importante do desenvolvimento do ser humano, onde as crianças aprendem muito mais através de experiências e os brinquedos são considerados importantes aliados no processo de desenvolvimento das crianças”, disse o prefeito.
Entre os itens que serão entregues às escolas, destacam-se: cubos didáticos, fantoches, blocos diversos, jogos de memória, bonecas, Kits de ferramentas, kits médicos, piscinas de bolinha, entre outros.
“Essas crianças aprendem por meio das experiências e esse material vem para fortalecer o aprendizado na rede municipal de ensino e todas as escolas que têm turmas de educação infantil (creche e pré-escola) vão receber esses kits para complementar esse trabalho na prática em sala de aula com os alunos”, disse a secretária municipal de Educação e Cultura, Consuelo Sales.
Outros investimentos
Este ano, Arthur entregou materiais didáticos impressos e digitais para as escolas da Rede Municipal de Ensino, que foram adquiridos por meio do Programa de Ensino Estruturado, implantado em 2013 e que garante a todos os alunos a mesma oportunidade de aprendizagem.
Os materiais incluem: livros didáticos impressos, chromebooks, tablets, biblioteca virtual, além do lançamento do programa “Tix Letramento”, que oferece recursos tecnológicos pedagógicos para o desenvolvimento educacional de atividades dos alunos com deficiência, que foi entregue para mais de 60 escolas de Boa Vista, além do Centro Municipal Integrado de Educação Especial (CMIEE).
Outras 56 escolas receberam o Laboratório Didático Móvel, um instrumento pedagógico que possibilita a prática de ensino experimental das aulas de ciências da natureza. A prefeitura também lançou o Programa Árvore, uma biblioteca virtual com 25 mil títulos voltados para alunos do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Além disso, mais 1,3 mil chromebooks foram entregues às escolas de Boa Vista.
Da redação
Foto: SEMUC/Divulgação