Parlamentares da Amazônia Legal reuniram 60 assinaturas no pedido de criação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que pretende investigar suspeitas de fraudes envolvendo o Banco Master. O requerimento foi protocolado no Congresso Nacional com apoio total de 281 deputados e senadores e aguarda leitura em sessão conjunta para que a comissão seja instalada.
O pedido foi apresentado pelo deputado Carlos Jordy (PL-RJ) e depende de ato do presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (União-AP), para iniciar formalmente os trabalhos. Ainda não há data definida para a leitura do requerimento.
Do total de assinaturas da região amazônica, 47 são de deputados federais e 13 de senadores. Rondônia e Tocantins registraram adesão integral de suas bancadas na Câmara dos Deputados, com oito parlamentares cada. No Senado, Tocantins contou com a assinatura de Eduardo Gomes (PL), enquanto Rondônia teve o apoio de Jaime Bagattoli (PL) e Marcos Rogério (PL).
Mato Grosso aparece em seguida, com sete dos oito deputados federais e dois senadores signatários. Pará e Maranhão, que possuem as maiores bancadas da região na Câmara, contribuíram com sete e seis assinaturas, respectivamente. No Senado, apenas Zequinha Marinho (Podemos), do Pará, aderiu ao pedido. Nenhum senador maranhense subscreveu o requerimento.
No Amazonas, seis dos oito deputados federais apoiaram a CPMI, além dos senadores Eduardo Braga (MDB) e Plínio Valério (PSDB). O Amapá não registrou assinaturas de deputados federais, mas contou com o apoio do senador Lucas Barreto (PSD).
Acre e Roraima foram os estados com menor número de assinaturas de deputados federais, somando cinco apoios cada. No Senado, o Acre teve a adesão de Alan Rick (União) e Marcio Bittar (PL). Roraima foi representada pelos senadores Dr. Hiran (PP) e Mecias de Jesus (Republicanos).
Além do requerimento de CPMI, há outras iniciativas em andamento no Congresso para apurar o caso. Um pedido de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) exclusivo da Câmara dos Deputados também foi protocolado, com 211 assinaturas. Esse requerimento segue a ordem cronológica de instalação, que atualmente inclui mais de uma dezena de pedidos pendentes.
Veja também:
Quatro deputados de Roraima assinam pedido de CPMI do Banco Master
Acesse o nosso perfil no Instagram


