O Governo do Pará realizou, em 2025, mais de 180 mil atendimentos, por meio dos programas “Por Todas Elas” e “Por Todos Eles”. As equipes profissionais percorreram bairros e distritos de Belém, Ananindeua, Marabá, Igarapé-Miri, Canaã dos Carajás e Parauapebas, em ações itinerantes.
Os serviços mais procurados foram emissão de documentos; atendimentos médicos e odontológicos; exames oftalmológicos e escolha de armação para confecção de óculos de grau (mais de 40 mil óculos); testes rápidos para detecção de doenças; vacinação; orientações de saúde e encaminhamentos para consultas especializadas; cadastro para emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) e serviços de estética.
Os programas também oferecem atrações culturais; sorteios de prêmios; atividades recreativas para crianças; serviços da Coordenação Estadual da Pessoa com Deficiência (Ceped) e da Defensoria Pública do Estado, e atendimento em saúde para animais.
“Os programas ‘Por Todas Elas’ e ‘Por Todos Eles’ representam um marco na política de cidadania do Governo do Pará. Cada atendimento realizado significa uma vida alcançada, uma família fortalecida e uma rede de proteção que se expande. Esses dois programas se complementam e mostram que, quando o Estado chega junto às comunidades, o resultado é uma transformação social real e duradoura. Seguiremos ampliando essas ações para garantir que mulheres, homens e famílias inteiras tenham acesso aos serviços”, destaca a secretária de Estado de Articulação da Cidadania, Elieth Braga.
Cuidado, acolhimento e autonomia
Criado em 2024, o “Por Todas Elas” alcançou, em 2025, uma marca histórica de ações que garantiram a oferta de serviços essenciais às mulheres e suas famílias, além de fortalecer o debate sobre a participação feminina como protagonista na construção de direitos.
Paralelamente à ampla oferta de serviços de cidadania e lazer, o Programa disponibilizou atendimentos específicos para a saúde feminina, utilizando a Carreta da Mulher, uma estrutura que concentra vários serviços, incluindo consultas com ginecologista e mastologista, além de exames de mamografia, preventivo e ultrassonografias de tireoide, mamas e axilas, abdômen total e transvaginal.
Eva Campelo, uma das atendidas nas ações realizadas em Belém, buscou vários serviços, incluindo consulta com mastologista. Segundo ela, “é uma iniciativa muito boa. Valeu muito a pena para todos os moradores”.
Atenção à saúde masculina
Com o objetivo de ampliar os atendimentos oferecidos, o Estado lançou, em novembro, o Programa “Por Todos Eles”, com serviços voltados à valorização da saúde masculina.
Por meio da iniciativa, o Governo oferece atendimentos exclusivos ao público masculino, como consultas com clínico geral, cardiologista e urologista, eletrocardiograma e ultrassonografia de próstata, rins, vias urinárias e abdômen total.
Hamilton Pantoja, um dos atendidos, ressalta a importância da iniciativa. “Eu não sou aposentado e não estou empregado. Então, precisava desse serviço e vim aproveitar. Consegui atendimento oftalmológico, e isso vai me ajudar muito. Você vê a quantidade de pessoas participando. Uma ação como essa vem para facilitar a vida da população, e eu espero que venham cada vez mais ações dos programas”, acrescenta.
Informações sobre os programas “Por Todas Elas” e “Por Todos Eles” estão disponíveis no Instagram oficial da Secretaria de Estado de Articulação da Cidadania: @seac .pa.
Veja também:
Helder Barbalho lidera intenções de votos para o Senado, aponta nova pesquisa Doxa
Acesse o nosso perfil no Instagram


