A Câmara Municipal de Boa Vista realizou uma homenagem póstuma à vereadora Tuti Lopes (Podemos) nesta quarta-feira (22), marcando o sétimo dia de luto pela sua morte. A cerimônia foi conduzida pela bancada feminina da Casa, composta pelas vereadoras Aline Rezende, Bárbara Falcão, Carol Dantas, Jeu Nunes, Pastora Carla Messias e Walkiria Ribeiro, que promoveram momentos de oração, louvores e lembranças sobre a trajetória de Tuti no Legislativo.
Diagnosticada com câncer de ovário, Tuti Lopes havia se afastado das atividades parlamentares em novembro de 2022 para tratamento quimioterápico. Após um período de recuperação, retornou recentemente a São Paulo para dar continuidade ao tratamento, mas não resistiu à doença.
Trajetória
Maria Inês Maturano Lopes, conhecida como Tuti Lopes, nasceu em Boa Vista no dia 13 de janeiro de 1984. Era advogada, mãe de um menino e presidente do Podemos Mulher em Roraima. Filha do ex-deputado federal Édio Lopes, formou-se em Direito pela Universidade Paulista (Unip), em Brasília, e integrou a Comissão da Mulher Advogada da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Roraima (OAB-RR).
Eleita vereadora pela primeira vez em 2020, com 1.363 votos, Tuti foi reeleita em 2024 para o segundo mandato, consolidando sua atuação voltada à defesa das mulheres e ao fortalecimento da participação feminina na política local.
Veja também:
Empresário Oreste Aguiar assume vaga deixada por Tuti Lopes na Câmara de Boa Vista
Acesse o nosso perfil no Instagram