A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (29), a Operação Vale-Carne no município de Parauapebas, no sudeste do Pará. A ação tem como foco a investigação do desvio de cartões de vale-alimentação enviados pelos Correios e utilizados indevidamente em estabelecimentos comerciais da região.
Com autorização da 2ª Vara Federal de Marabá, os agentes cumpriram dois mandados de busca e apreensão. Durante as diligências, foram apreendidos materiais considerados relevantes para o avanço das investigações, entre eles o celular de um dos investigados e vários cartões de alimentação encontrados em seu comércio.
Segundo a PF, os cartões de benefício social eram enviados já com as respectivas senhas, o que facilitava o uso indevido em caso de extravio durante o transporte. As investigações apontam que os cartões desviados foram utilizados em diversos pontos comerciais de Parauapebas.
Somente em um mês, o prejuízo causado pelo uso irregular dos cartões ultrapassou R$ 8 mil.
As investigações continuam para identificar todos os envolvidos no esquema. A Polícia Federal não descarta a participação de outras pessoas, inclusive dentro do sistema de distribuição dos benefícios.