Devido ao aumento no número de ataques em escolas por todo o Brasil, o prefeito Arthur Henrique (MDB) anunciou nesta sexta-feira, 12, que as 126 unidades de ensino da rede municipal serão monitoradas por meio do programa “Boa Vista Segura”. O programa usa tecnologia de ponta, pioneira na região Norte, e as imagens são de alta resolução
Todas as escolas já possuem cerca elétrica, controle de acesso, alarme e sistema de segurança com câmeras. A partir de agora essas imagens serão compartilhadas com a Central de Monitoramento da Guarda Civil Municipal. A tecnologia usada no programa é de ponta, pioneira na região Norte, e as imagens são de alta resolução. Se houver uma pane na fibra ótica de Roraima, o sistema não será afetado.
“Conseguimos implantar esse novo modelo de monitoramento em tempo recorde essa semana. Além disso, cada escola receberá um dispositivo que gera um alerta imediato e instantâneo conectado às centrais de vigilância. Quando o alarme da escola for disparado, imediatamente a Guarda Civil Municipal será acionada e deslocada para escola”, explicou o prefeito.
Arthur também anunciou que foram adquiridas novas viaturas que devem chegar nos próximos dias para que a Guarda Municipal intensifique as rondas contínuas nas escolas e proximidades.
O programa também trabalha uma série de orientações como a atenção à movimentação de pessoas nas proximidades das escolas que não fazem parte da comunidade e exibem atitudes suspeitas. Os profissionais que atuam nas portarias recebem treinamento para autorizar a entrada de terceiros somente mediante a identificação, agendamento e autorização da direção.
A gestão de todas as unidades orientaram os pais e responsáveis a se envolverem nos cuidados com as crianças conferindo a mochila, aparelho celular e mantendo sempre um bom diálogo.
Boa Vista Segura – O programa Boa Vista Segura monitora a cidade como um todo. São 90 câmeras espalhadas pela cidade. A prefeitura está realizando ações junto ao Ministério da Justiça para ampliar esse monitoramento. Esta semana foi lançado um edital e a Prefeitura aderiu para a aquisição de mais viaturas e armamento para a Guarda Civil Municipal.
Foto: PMBV