Pela oitava vez consecutiva, o candidato a prefeito de Manaus pelo União Brasil, Roberto Cidade, aparece consolidado na segunda posição nas pesquisas eleitorais, rumo ao 2º turno das Eleições 2024.
A mais recente sondagem, divulgada nesta quinta-feira, 19, pelo instituto Direto ao Ponto Pesquisas, mostra Cidade com 21,7% das intenções de voto, ampliando a vantagem sobre o terceiro colocado, Amom Mandel (Cidadania), que possui 14,5%. Cidade foi o único entre os três primeiros a registrar crescimento.
Essa é a quarta pesquisa divulgada nesta semana que aponta um cenário de segundo turno entre Roberto Cidade e o atual prefeito David Almeida (Avante). Ao todo, oito levantamentos de sete diferentes institutos — Direto ao Ponto, Eficaz, Futura, Perspectiva, Pontual, Quaest e Veritá — indicam uma tendência consistente no eleitorado de Manaus.
No cenário estimulado, em que são apresentados aos eleitores os nomes e fotos dos candidatos, Cidade alcançou 21,7%, reduzindo a diferença para o prefeito David Almeida, que lidera com 31,3%. Esse resultado representa um avanço de 3,2 pontos percentuais em relação à pesquisa anterior do Direto ao Ponto, realizada entre 16 e 20 de agosto, quando Cidade registrava 18,5%.
No cenário espontâneo, em que os eleitores mencionam seus candidatos sem a apresentação de nomes ou fotos, Cidade também se destacou, alcançando 14,3%, consolidando-se na segunda posição isolada. Em agosto, ele havia aparecido em terceiro lugar, com 8,3%, demonstrando um crescimento de 6 pontos percentuais.
O Direto ao Ponto entrevistou 1.000 eleitores de Manaus entre os dias 10 e 14 de setembro, abrangendo as seis zonas eleitorais da capital. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número AM-01274/2024 e possui margem de erro de 3 pontos percentuais, com 95,5% de grau de confiança.
Outras pesquisas recentes também confirmam a consolidação de Roberto Cidade no segundo turno. Segundo o Instituto Quaest, divulgado pela Rede Amazônica, Cidade está tecnicamente empatado com David Almeida no cenário espontâneo, com 14% das intenções de voto contra 19% do atual prefeito. Considerando a margem de erro, os dois estão em situação de empate técnico.
O Instituto Veritá também coloca Cidade em segundo lugar, com 20,2%, e uma diferença de 4,4 pontos percentuais em relação a David Almeida. A pesquisa Eficaz, por sua vez, mostra Cidade com 18,2% no cenário estimulado, variando para 21,7% com a margem de erro. Outros levantamentos, como os do Instituto Pontual e Perspectiva, também indicam o crescimento contínuo do candidato.
Além de liderar a coligação “Manaus Merece Mais”, Roberto Cidade conta com o maior arco de alianças da eleição em Manaus, composto por partidos como União Brasil, Progressistas, Republicanos, Podemos, PMB, PRD e PSB.
Foto: Divulgação