Com custo anual superior a R$ 1 milhão aos cofres públicos, entre salário e verba indenizatória (o cotão), o deputado estadual Odilon lidera o ranking da improdutividade legislativa quando se trata de Projetos de Lei (PL).
O primeiro e único PL apresentado pelo parlamentar foi em 2015, ano em que ele estreou na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR).
O único PL apresentado pelo deputado em questão trata da proibição do uso de aparelhos de telefonia celular no interior de cinemas, igrejas, casas de oração ou templos, teatros, salas de aula, bibliotecas, salas de concerto, audiências e conferências.
Uma das matérias mais recentes, de 2023, refere-se a um Projeto de Decreto Legislativo que concede a Comenda Orgulho de Roraima à deputada estadual Joilma Teodora, do mesmo partido, a Emma Araújo de Mendonça e à própria esposa, a prefeita de Caracaraí, Diane Coelho (PP).
Atribuição
Para se ter uma noção, a elaboração de leis é uma das principais atribuições dos parlamentares, com o objetivo de garantir melhores condições e direitos à população em áreas como educação, saúde, segurança pública e meio ambiente, mas não é sempre que isso ocorre.
Para a igreja
O deputado Odilon supera até a improdutividade do deputado Isamar Júnior, que tem atuação voltada para a igreja evangélica. Diferente de Odilon, Isamar Júnior até apresentou alguns Projetos de Lei, mas são indiferentes para grande parte da população roraimense.
A exemplo disso, Isamar apresentou um PL controverso que tinha como proposta estabelecer diretrizes que visam à valorização de homens e meninos e à prevenção da violência contra eles, associando a violência masculina ao feminismo, com uma abordagem que causa confusão e polarização.
Polêmica
Uma das primeiras polêmicas envolvendo o nome de Isamar Júnior foi o recebimento indevido de diárias para assistir uma partida de futebol entre Flamengo e Fluminense, pela série A do Brasileirão. Enquanto esteve no Rio de Janeiro ele recebeu R$ 13.561,14 em diárias.
No entanto, o detalhe que chama a atenção é que, na mesma data, Isamar deveria estar em uma viagem oficial para Belo Horizonte e Brasília, participando dos Seminários Nacionais de Ouvidoria, entre os dias 10 e 17 de julho.
Entre outras ações indiferentes para a população, foi a proposta Isamar, que é filho de pastor, para incluir no Calendário Oficial de Roraima o Dia da Igreja Assembleia de Deus


