Nesta terça-feira (11), Boa Vista deu início ao ciclo 2025-2028 do Selo UNICEF com o Fórum Comunitário, realizado no Teatro Municipal. O evento marca o início do planejamento de políticas públicas para crianças e adolescentes.
A secretária municipal de Assistência Social, Nathália Cortez, destacou a trajetória da cidade. “Garantimos a certificação por quatro vezes consecutivas. A iniciativa nos impulsiona a avançar, alcançar novos patamares e fortalecer ainda mais a política pública para esse público. Esta edição já começa com expectativas positivas e muito empenho por parte do município”, disse.
O Fórum é etapa obrigatória para a certificação. “Já são 26 anos de Selo UNICEF e Boa Vista sempre esteve conosco nesse processo. É uma cidade que se destaca como Capital da Primeira Infância e abraça essa jornada com seriedade”, afirmou Tâmara Simão, chefe do escritório do UNICEF em Roraima.
Diagnóstico e Plano de Ação
O evento apresentou um diagnóstico sobre a situação de crianças e adolescentes, que será complementado com contribuições dos participantes para definir prioridades. A partir dele, será elaborado o Plano de Ação Municipal, que guiará as políticas até 2028.
O adolescente Alyson Sousa, 15 anos, integrante do NUCA, participou ativamente. “É muito bom saber que posso ser ouvido e, mais ainda, que posso participar das políticas públicas que vão impactar diretamente a minha vida. Afinal, nada mais justo do que um adolescente participar das decisões que dizem respeito a ele mesmo”, contou.
Boa Vista é referência em políticas para a primeira infância e detém o Selo UNICEF desde 2009. A articulação é feita pela SEMADS, com apoio das pastas de Saúde e Educação. Iniciativas como a Semana do Bebê, busca ativa escolar e vacinal, e a criação do NUCA foram decisivas para a conquista.
Leia também:
Deputada Helena Lima destaca importância do empreendedorismo feminino durante festival
Acesse o nosso perfil no Instagram


