O Turistea, projeto do Teamarr (centro de atendimento ao autista da Assembleia Legislativa de Roraima), é um dos finalistas do Prêmio Nacional do Turismo 2025 na categoria “Equidade, Diversidade e Inclusão no Turismo”, ao lado de outras 24 iniciativas brasileiras.
Promovido pelo Ministério do Turismo e a Confederação Nacional do Transporte, o prêmio destaca ações inovadoras e de excelência para o setor. Roraima concorre em dez categorias com projetos de turismo sustentável e acessível.
Para a coordenadora Jane Lira, a indicação reconhece o trabalho que alia inclusão e valorização do turismo local. “Para a gente é uma honra saber que o projeto está concorrendo em nível nacional. O Turistea nasceu da percepção de que era necessário unir o turismo e o autismo, capacitando profissionais e promovendo experiências seguras para famílias atípicas. Ver o projeto ser reconhecido nacionalmente mostra que estamos no caminho certo”, disse.
Segundo a coordenadora, a iniciativa surgiu de sua formação em turismo e psicopedagogia e da convivência com as famílias. “Percebemos o quanto é difícil para os pais saírem de casa com seus filhos autistas. Criamos o Turistea para preparar os agentes locais e oferecer lazer inclusivo, com passeios que estimulam o desenvolvimento sensorial e social. Recebemos muitos retornos positivos dos pais, pois eles relatam que os filhos, antes retraídos, agora têm prazer em explorar novos lugares”, completou.
Bruno Brito, diretor do Departamento de Turismo estadual, ressaltou a maior participação de Roraima no prêmio. “Roraima inscreveu dez iniciativas no Prêmio Nacional do Turismo e isso demonstra a capacidade do estado de gerar experiências inovadoras e positivas. O Turistea é um exemplo disso: um projeto pioneiro que posiciona o turismo voltado ao público autista como referência e incentiva toda a cadeia produtiva a discutir acessibilidade e inclusão, beneficiando turistas, famílias e profissionais”, frisou.
Sobre o projeto
Criado pelo Teamarr, o Turistea atua na capacitação de agentes de turismo para atender pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e organiza passeios inclusivos para crianças, adolescentes e suas famílias em pontos turísticos de Roraima, promovendo lazer e socialização.
Veja também:
Alunos colocam robótica à prova em 10º torneio municipal
Acesse o nosso perfil no Instagram


