A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira, 22, a Operação Jeremias 22:17, com o objetivo de reunir provas sobre o sequestro de um homem ocorrido no município de Caracaraí, em Roraima.
A ação está sendo realizada nos estados de Roraima, Amazonas, Bahia, São Paulo e Rio Grande do Sul, com o cumprimento de 13 mandados de busca e apreensão e sete de prisão temporária, expedidos pela Justiça Estadual. As investigações começaram com o apoio direto da Promotoria de Justiça de Caracaraí/RR.
De acordo com as apurações, policiais do Amazonas estariam envolvidos no sequestro e na tortura de um suspeito, em uma tentativa de descobrir o paradeiro de uma carga de cassiterita supostamente roubada. Policiais de Roraima também teriam participado da ação.
As investigações indicam que os envolvidos formavam, em tese, uma organização criminosa dedicada à escolta de cargas de minério extraídas ilegalmente da Terra Indígena Yanomami (TIY), à prestação clandestina de serviços de segurança e à apuração paralela de crimes como roubos de cargas, à margem das instituições oficiais.