novembro 27, 2025
InícioRoraimaPor iniciativa de Helena Lima, ministro de Minas e Energia visita obras...

Por iniciativa de Helena Lima, ministro de Minas e Energia visita obras do Linhão do Tucuruí

Publicado em

Em mais um marco histórico para o desenvolvimento de Roraima, a deputada federal Helena Lima (MDB/RR) visitou, nesta tarde, as obras do Linhão de Boa Vista – Manaus (Linhão de Tucuruí) ao lado do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. Com 80% da obra já concluída, o estado caminha para, finalmente, ser integrado ao Sistema Nacional de Energia (SNE) até o fim deste ano, encerrando um longo ciclo de isolamento energético.

Roraima é atualmente o único estado brasileiro fora do SNE, dependendo de fontes locais e importações instáveis para o abastecimento elétrico. A conclusão do Linhão representará uma virada de chave histórica, garantindo uma fonte segura, estável e contínua de energia elétrica para a população, o setor produtivo e os serviços essenciais.

“Essa é uma conquista do povo de Roraima. E eu me emocionei ao ver de perto o avanço dessa obra pela qual tanto lutamos. Minha gratidão ao ministro Alexandre Silveira, que tem sido um parceiro incansável para que esse sonho se concretize”, afirmou a deputada.

Durante a visita, Helena Lima fez questão de agradecer pessoalmente aos trabalhadores da obra, destacando a importância do empenho de cada profissional envolvido. “É uma alegria enorme poder olhar nos olhos de quem está construindo esse futuro melhor para o nosso estado. Cada trabalhador aqui é parte dessa vitória”, disse.

Helena celebra protagonismo feminino

A deputada também celebrou a presença e o protagonismo feminino na execução do projeto. “Nossas mulheres estão aqui, firmes, determinadas, mostrando que lugar de mulher também é na construção de grandes transformações. É uma honra ver mulheres fortes fazendo parte dessa obra tão importante para Roraima”, pontuou.

Além das profissionais do canteiro de obras, Helena destacou a presença especial das integrantes do Projeto Cajucultura, de Normandia, que estavam acompanhando a visita. “Ver as mulheres do campo, que já plantam desenvolvimento e esperança no interior, acompanhando esse momento, me enche de orgulho. Esse projeto é sobre energia, mas também é sobre dignidade, inclusão e futuro”, afirmou.

Com previsão de entrega até dezembro de 2025, o Linhão do Tucuruí é uma das maiores obras de infraestrutura do país e, para Roraima, representa independência energética, mais investimentos, crescimento econômico e melhoria de vida para todos os cidadãos.

“Desde o primeiro dia do meu mandato, lutei por essa obra. Hoje, ver que ela está se tornando realidade é a certeza de que vale a pena lutar com amor pelo nosso povo. Roraima vai brilhar mais forte!”, finalizou a deputada.

spot_img

Últimos Artigos

Chamamento público da SEPET é alvo de investigação no TCE-AM

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) decidiu investigar o edital de...

Haddad defende aliança com EUA para combater organizações criminosas

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta quinta-feira (27) que o governo busca...

Após não passar nem da ‘largada’ no Quinto Constitucional, Flávio Antony retorna à Casa Civil

O advogado Flávio Antony reassumiu o cargo de secretário-chefe da Casa Civil do governo...

Mais como este

Chamamento público da SEPET é alvo de investigação no TCE-AM

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) decidiu investigar o edital de...

Haddad defende aliança com EUA para combater organizações criminosas

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta quinta-feira (27) que o governo busca...