agosto 18, 2025
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Procon Boa Vista reforça ações no Dia do Consumidor com dicas e novos selos de atendimento

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O Procon Boa Vista atua há mais de 14 anos para garantir os direitos dos consumidores da capital, sempre fiscalizando, defendendo e mediando a relação entre empresas e clientes. No Dia do Consumidor, a ser comemorado neste sábado, 15, o trabalho se intensifica. Com mais de 37 mil atendimentos registrados, o Procon compartilha dicas e as ações a serem promovidas em alusão à data.

Desde a sua criação, o Procon busca a excelência, que é uma marca da gestão municipal. Teve melhoria das condições de trabalho para os servidores, mudança para nova sede, unidade implantada no Fórum da Cidadania, reestruturação do órgão e muito mais. Para a secretária executiva de Defesa do Consumidor, Sabrina Tricot, ao longo de 14 anos, o órgão sempre se colocou em evidência local e nacionalmente, sendo destaque no pioneirismo e levando o melhor atendimento para a população.

“Podemos destacar o protagonismo do Procon Boa Vista com a implantação do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor em Roraima. Com isso, Boa Vista também foi a primeira capital da região Norte a utilizar o novo sistema, que é o Proconsumidor, atual sistema que utilizamos. Recentemente, passamos a integrar também o Instituto Brasileiro de Consumidores e Titulares de Dados na diretoria representando Roraima”, disse.

Trabalho não para!

Em alusão ao Dia do Consumidor, na próxima semana o Procon Boa Vista entregará aos lojistas, nos dois shoppings e nas principais avenidas comerciais da capital, o novo selo com informações atualizadas dos canais de atendimento do Procon.

Nesta quinta-feira, 13, o órgão também vai marcar presença em uma ação conjunta com o Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI RR) voltada à educação sobre temas que envolvem corretagem e golpes. Além disso, as fiscalizações do Procon serão intensificadas durante todo o mês de março.

Confira as dicas especiais do Procon para você cliente!

  1. Cuidado nas lojas físicas: Sempre exija a nota fiscal da compra e não esqueça de se informar sobre o esquecimento do prazo de garantia. Se informe sobre os termos e políticas, como a troca, e identifique se os preços estão nítidos. Além disso, tire dúvidas sobre as formas de pagamento da empresa.
  2. Na internet, a atenção é redobrada: Confira se endereço tem o protocolo “https://” e o ícone de cadeado. Busque no site o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) da empresa ou o Cadastro de Pessoa Física (CPF). Assim é possível ver a confiabilidade da loja. Como nos estabelecimentos físicos, se informe das políticas de troca da loja e forma de pagamento. Se for pagar com o cartão, forneça somente informações necessárias e não as salve no site.
  3. Frete e Prazo de entrega: Outros fatores que estressam os consumidores nas compras online. Pesquise e compare em diferentes lojas. Encontre o equilíbrio entre prazo e preço. Se atente com o frete, pois muitas lojas aumentam o valor para elevar o pagamento final.
  4. “Phishing”: Tenha bastante cuidado antes de clicar em links recebidos por mensagens, email e nas redes sociais. Isso pode ser uma técnica conhecida como “Phishing”. Esse cibercrime tem como objetivo adquirir dados pessoais, como informações de contas bancárias.
  5. Promoções e benefícios: Elas enchem os olhos, mas não se deixem agir por impulso. Sempre se informe sobre os termos dos benefícios oferecidos, como os famosos cashbacks, antes de adquirir. Também pesquise e compare preços e promoções para saber se são realmente vantajosas.
  6. É um direito seu: Em compras online, você tem sete dias para desistir da compra (direito de arrependimento). E está tudo bem se arrepender! No caso do arrependimento o consumidor tem direito a receber o reembolso integral do valor pago, incluindo frete e outras taxas e o reembolso deve ser feito de imediato e de forma atualizada. Nas lojas físicas, o consumidor deve ser informado no estabelecimento sobre as políticas de troca/devolução. O prazo de reclamação para produtos com defeito ou vícios é de 30 dias para bens não duráveis e 90 para duráveis. Se nada deu certo, entre em contato com o Procon Boa Vista pelos canais de atendimento.

Canais de atendimento do Procon

Em caso de dúvidas ou se necessitar de auxílio para resolver qualquer problema relacionado a compras no comércio, como práticas abusivas, o consumidor pode entrar em contato com o PROCON Boa Vista, por meio dos telefones (95) 98400-4441, (95) 984036241 e (95) 98412732(whatsapp) de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, pelo e-mail procon@boavista.rr.gov.br, e pelo Instagram @proconboavista.

A sede está localizada na avenida Ville Roy, 6606 – Centro e a nova unidade encontra-se localizada dentro do Fórum da Cidadania, na Avenida Glaycon de Paiva (Palácio Latiffe Salomão). Há também a opção de buscar atendimento via Portal Cidadão, no site oficial da Prefeitura de Boa Vista – aba DIREITO DO CONSUMIDOR.

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