Em nota enviada ao Portal O Fato, a Prefeitura de Belém informou que afastou por 30 dias o fiscal da Secretaria Municipal de Economia (Secon) flagrado em um vídeo sendo truculento com um artesão ambulante.
A gestão municipal informou que será instaurado um Processo Administrativo (PD) para apurar a conduta do servidor, que, segundo a administração, não condiz com a orientação de resolução de problemas sem conflito.
No vídeo, o artesão é visto reclamando com o fiscal, questionando se ele vai ser mesmo remover ele do local. “Não encosta não. Tá achando o quê? Vai me agredir, é? Vai me agredir? Bora, tira minhas coisas daqui então, mano”, desafia o ambulante após a abordagem truculenta.
Além disso, o fiscal aparece empurrando a câmera do denunciante e, em um momento, faz um gesto obsceno com a mão em suas próprias partes íntimas. Os fiscais têm o direito de agir nas situações em que as mercadorias sejam frutos de descaminho, quando o ambulante interdita a via pública ou quando o trabalhador não possui licença para exercer a atividade.
No entanto, a Prefeitura de Belém reforçou que a conduta truculenta do fiscal não reflete a postura adotada pela gestão, que orienta para resolução de problemas sem conflito.