Uma noite de axé! A celebração do Dia da Consciência Negra promovida pela Prefeitura de Boa Vista nesta quarta-feira, 20, foi um marco de orgulho e resistência. A noite foi marcada por apresentações do Grupo Afoxé e Filhos e filhas de Iemanjá e do Grupo Mano Black que vibraram a alma e elevaram o espírito de todos os presentes.
A ideia de promover o evento como forma de celebrar o Dia da Consciência Negra se mostra cada vez mais relevante. É um momento de fortalecimento e de reconhecimento dos artistas negros da cidade, daqueles que transitam por linguagens que dialogam diretamente com o movimento negro e com a luta contra o racismo.
Segundo o presidente da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (Fetec), Dyego Monzzaho, a cultura brasileira é rica em expressões que carregam as marcas da nossa ancestralidade africana. O samba, o hip hop e outras linguagens de matrizes africanas são exemplos claros dessa força.
“Ao celebrarmos a força do povo preto, celebramos também a riqueza da nossa cultura como um todo. Em Boa Vista, essa programação reflete esse movimento contra o racismo e a valorização dos artistas da nossa terra que dialogam com a linguagem da cultura preta e que lutam todos os dias através dos seus direitos e da sua arte”, disse.
Dia da Consciência Negra é de celebração
Para Rosa Barroso, vice-presidente do Grupo Afoxé, essa é uma noite para celebrar a diversidade e para lutar contra a intolerância. “Esse é um projeto que surgiu da periferia, então, a gente traz para o espaço público e para as pessoas terem a oportunidade de ver que existe o afoxé”, disse.
Para a professora Nathana Lindey é de extrema importância trazer essa cultura tão presente no nosso estado, apesar de muitas pessoas taparem os olhos para não enxergar, mas ela está presente dentro das comunidades.
“É muito importante cada vez mais trazer e mostrar para o mundo, para o roraimense, o quão rico é, o quão belo é, porque é uma energia que você sente totalmente diferente. Essa noite especial mostrou que a luta por igualdade e respeito continua, mas também nos encheu de esperança e de orgulho por nossas raízes. Que possamos celebrar a cultura negra todos os dias e construir um futuro mais justo e equânime para todos”, disse.
Programação continua!
Se apresentam neste sábado, 23, as bandas Guy Bras, às 19h, e Nativa, às 21h. O Grupo Maneiras encerra a programação musical no domingo, 24, tocando às 19h30.