Em uma “disputa” marcada por candidatura de chapa única, com mensagens de apoio e reverência, a recondução do deputado Soldado Sampaio ao comando da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) para o biênio 2025/2026 consolida a força política do deputado, além de demonstrar a confiança dos pares na condução da Casa Legislativa, e expõe o possível enfraquecimento da influência do governador Antonio Denarium (PP) sobre os deputados tidos como “governistas”.
A eleição ocorreu após os deputados votarem o Projeto de Resolução Legislativa nº 015/2024, que revogou o Ato nº 007/2024, relacionado à composição da Mesa Diretora da Casa para o biênio 2025-2026, tornando sem efeito a eleição ocorrida em 21 de fevereiro de 2024.
Em diversos discursos, os deputados foram unânimes em destacar as qualidades de Sampaio na condução da Casa de Leis. Nesse contexto, Sampaio recebeu 21 votos favoráveis.
Chama atenção o fato de o governador não ter conseguido montar uma chapa para concorrer contra Sampaio. Na véspera, Coronel Chagas, líder do governo na ALE, chegou a ser cogitado, mas parece não ter ganhado força suficiente para a disputa.
Nos bastidores, fontes relataram que o governador se reuniu ou ligou para alguns deputados, tentando montar uma chapa e pedir apoio, mas não obteve adesão dos parlamentares considerados da base do governo.
Dessa forma, a dificuldade de Denarium em formar uma chapa opositora evidenciou sua fragilidade política dentro da Assembleia. Esse novo episódio se soma à recente derrota de sua candidata à Prefeitura de Boa Vista, Catarina Guerra (União Brasil), nas eleições municipais de 2024. Catarina foi derrotada no primeiro turno por Arthur Henrique (MDB), reeleito com ampla vantagem.
Críticas à gestão da saúde
Sem citar nomes, Sampaio fez duras críticas à gestão estadual em áreas como a saúde pública. Alguns deputados, ao parabenizarem Sampaio, endossaram as críticas ao governador e previram que Sampaio enfrentará fortes desafios, sinalizando a possibilidade de o presidente da Assembleia Legislativa (ALE-RR) assumir o comando do Governo do Estado em uma eventual cassação definitiva do governador pelo Tribunal Superior Eleitoral.
Composição da Mesa Diretora
A nova Mesa Diretora, eleita junto com Soldado Sampaio, traz uma diversidade de partidos e reflete um equilíbrio de forças na Assembleia. A composição ficou assim:
- Presidente: Soldado Sampaio (Republicanos)
- 1º Vice-presidente: Jorge Everton (União Brasil)
- 2º Vice-presidente: Chico Mozart (Progressistas)
- 3º Vice-presidente: Éder Lourinho (PSD)
- 1º Secretário: Renato Silva (Podemos)
- 2ª Secretária: Aurelina Medeiros (Progressistas)
- 3º Secretário: Rarison Barbosa (PBM)
- 4º Secretário: Marcinho Belota (PRTB)
- Corregedor-geral: Dr. Cláudio Cirurgião (União Brasil)
- Ouvidor-geral: Isamar Júnior
- Secretária Especial da Mulher: Joilma Teodora (Podemos)