Eleito pelo estado do Rio de Janeiro, o deputado federal Helio Lopes (PL-RJ) usou recursos da Câmara para financiar viagens a Boa Vista, capital de Roraima. As visitas ao estado, que fica a mais de 3,4 mil quilômetros do Rio de Janeiro, despertam atenção não apenas pela distância, mas também pelo fato de o nome do parlamentar estar sendo cogitado para uma possível candidatura ao Senado em 2026 por um estado do Norte do país.
Entre 2023 e 2024, a Câmara arcou com o custo de 13 passagens aéreas emitidas em nome do deputado Helio Lopes, com partidas do Aeroporto Internacional de Brasília e destino ao Aeroporto Internacional de Boa Vista, em Roraima. Os bilhetes somaram mais de R$ 18 mil.
As passagens foram custeadas com recursos da cota parlamentar. Conforme determina o regimento interno da Câmara, os gastos reembolsados devem estar estritamente relacionados ao exercício das atividades parlamentares.
“O deputado esclarece, ainda, que como membro das comissões permanentes: de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, de Saúde, de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial, de Esporte e da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, durante o período de 2023 e 2024, esteve em diversas capitais do país, assim como em Boa Vista, para participar de atividades relacionadas ao mandato parlamentar, conforme consta nos dados disponibilizados pela câmara”, diz nota da assessoria do parlamentar.
Em uma visita a Roraima em dezembro de 2023, Helio participou de uma reunião com pré-candidatos na sede regional do Partido Liberal. “Foi um momento único; o deputado Helio compartilhou sua experiência no parlamento brasileiro e destacou a força do partido em todos os estados”, afirmou o partido em uma publicação nas redes sociais.
Em março deste ano, durante entrevista a uma rádio em Boa Vista, Helio discutiu a articulação do PL para as Eleições de 2024, ressaltando a aposta do partido no estado, impulsionada pela expressiva votação no segundo turno das eleições de 2022, quando Jair Bolsonaro (PL) obteve mais de 76% dos votos válidos em Roraima. “[Roraima] é o estado mais conservador do Brasil. É o estado que acredita em Deus, pátria, família e liberdade”, declarou.
Senado 2026
Em meio à derrota de candidatos a vereador do Partido Liberal em Boa Vista no pleito deste ano, as constantes viagens a Roraima do deputado federal carioca Hélio Lopes, que chegou a se intitular Hélio Bolsonaro, têm gerado a ira de filiados da sigla em Boa Vista.
Na noite desta quinta-feira, 10, Hélio desembarcou mais uma vez em Boa Vista para encontrar o presidente estadual da legenda, Deilson Bolsonaro, que foi candidato a vereador na eleição deste ano.
Segundo fontes internas, Hélio esteve hoje na sede do partido, assim como teria vindo outras vezes este ano, para articular a viabilidade de uma possível candidatura ao Senado em 2026 pelo PL de Roraima.
A suposta candidatura seria para “surfar” na chamada “onda bolsonarista”. No entanto, a movimentação tem desagradado aliados e filiados, principalmente aqueles que foram derrotados na disputa por uma vaga na Câmara Municipal de Boa Vista (CMBV).
Ex-candidatos do pleito deste ano atribuem o resultado à gestão desastrosa de Deilson, além de um suposto superfaturamento de materiais de campanha e possível desvio de verbas do Fundo Partidário.
Caso a candidatura ao Senado ocorra, Hélio disputará uma das duas vagas nas próximas eleições com os atuais senadores Chico Rodrigues (PSB) e Mecias de Jesus (Republicanos).