Na manhã desta segunda-feira, 4, o senador Jader Barbalho (MDB) e o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), deputado Chicão, inauguraram oficialmente o Encontro Interlegis, em Belém. O evento, fruto de uma parceria entre o Senado Federal e a Alepa, visa fortalecer o Poder Legislativo estadual e municipal, com foco na modernização e capacitação técnica das casas legislativas paraenses.
Em seu discurso de abertura, Jader Barbalho expressou satisfação pela realização do encontro na capital paraense. “Para mim, a alegria de ter podido participar da abertura desse encontro do Interlegis que a Assembleia Legislativa, graças ao presidente Chicão, acaba de formatar e tenho a certeza que será muito importante para a modernização do Poder Legislativo Estadual,” afirmou o senador.
O deputado Chicão destacou a importância da presença de várias câmaras municipais e seus representantes no evento, que se estende ao longo do dia com palestras e mesas de discussão sobre temas relevantes, como sustentabilidade, mudanças climáticas e inteligência artificial.
“É um momento de muita alegria, um momento em que nós temos a oportunidade de receber várias câmaras municipais, vários vereadores hoje nesse evento”, declarou Chicão, ressaltando que o evento é uma oportunidade de aprimorar discussões fundamentais para o estado.
Encontro Interlegis
O Encontro Interlegis, realizado no auditório da Alepa, é promovido pelo Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), órgão do Senado Federal responsável pela coordenação do programa Interlegis. Este programa tem como objetivo fortalecer o Legislativo no Brasil, oferecendo gratuitamente tecnologia e capacitação a instituições municipais e estaduais.
A programação do Encontro Interlegis inclui palestras e oficinas que abordam uma série de temas estratégicos para o legislativo, como a sustentabilidade e as políticas públicas em preparação para a COP30, que será sediada em Belém em 2025.
Os participantes também têm acesso a cursos de extensão e pós-graduação oferecidos pela plataforma Saberes, do ILB, que promovem competências como gestão estratégica, ouvidoria e excelência no atendimento público.