A Polícia Federal, em parceria com o Ibama, realizou nesta segunda-feira, 30, a Operação Heitor no município de Santa Maria das Barreiras, no Pará.
A ação teve como objetivo combater garimpos ilegais, crimes ambientais e a possível exploração de trabalhadores em condições análogas à escravidão. Os garimpos ilegais na região possuem uma extensão superior a 15 km.
Ao todo, foram executados 10 mandados de busca e apreensão, sendo três nos próprios garimpos e sete em residências e estruturas de apoio localizadas nas proximidades.
Durante a operação, seis escavadeiras hidráulicas e motores estacionários foram destruídos, conforme prevê a legislação, nos casos em que a remoção do maquinário apreendido é inviável.
Três garimpos foram fechados e os possíveis responsáveis pelas atividades ilegais foram identificados. Não houve indícios de trabalhadores submetidos a condições de escravidão.
Com as provas coletadas, a apuração das circunstâncias e a identificação das pessoas envolvidas, a investigação seguirá para identificar outros possíveis responsáveis.
Foto: Divulgação