outubro 11, 2024
InícioRoraimaEm campanha pela prefeitura de Boa Vista, Catarina ataca prefeito Arthur, mente,...

Em campanha pela prefeitura de Boa Vista, Catarina ataca prefeito Arthur, mente, é desmascarada e vira meme

Publicado em

spot_img

Assim como em diversas cidades do Brasil, a disputa pela Prefeitura de Boa Vista tem rendido momentos, no mínimo, hilários e, alguns, até gravíssimos. Na capital de Roraima, a deputada estadual Catarina Guerra, candidata sub judice pelo União Brasil, decidiu adotar uma campanha eleitoral agressiva contra o prefeito Arthur Henrique, do MDB, mas tem sido desmentida frequentemente e virou até meme.

No mais recente, que ficou conhecido como o caso “Júlia do Pedra Pintada”, a deputada disse, durante entrevista ao Agenda da Semana, da Rádio Folha, que ficava muito triste com alunos fora da sala de aula por incompetência da gestão municipal. Por erro ou não, Catarina afirmou que conheceu a “dona Maria”, mãe da “Júlia do Pedra Pintada”, uma menina de 7 anos, que nunca sentou em uma cadeira de sala de aula por falta de vagas.

Contudo, a denúncia da deputada não é verdadeira. Para confirmar que se tratava de uma mentira eleitoreira, a titular da Secretaria Municipal de Educação, Consuelo Sales, deflagrou uma operação no bairro e confirmou que a tal “Júlia do Pedra Pintada”, de 7 anos, não existe.

Desde que a denúncia foi desmascarada, a deputada estadual não se manifestou mais sobre a grave acusação, nem por meio de nota, nem em propaganda eleitoral e muito menos pelas redes sociais.

Imagens antigas 

Outra situação em que a candidata precisou ser desmentida foi logo no começo da veiculação do Horário Eleitoral Gratuito. O guia eleitoral de Catarina Guerra (União) exibiu imagens desatualizadas de duas ruas na área de interesse social João de Barro, apresentando-as como se estivessem em condições precárias.

A candidata mostrou a avenida Dom Aparecido como intrafegável e coberta de lama, quando na realidade a prefeitura já havia concluído e entregue a via completamente asfaltada, drenada e com iluminação pública em LED. Situação semelhante ocorreu com a avenida Jesus de Nazaré, que também foi apresentada de forma enganosa no guia eleitoral de Catarina.

Contrariando as imagens mostradas pela candidata, a área João de Barro tem recebido atenção da prefeitura desde sua declaração como de Interesse Social em 2011. Recentemente, o local foi contemplado com um pacote de obras de infraestrutura, incluindo urbanização de 1,7 mil metros de vias, instalação de sistema de drenagem, pavimentação e sinalização de trânsito.

Renovação política?

Como candidata à Prefeitura de Boa Vista, Catarina se apresenta como a renovação política que a cidade precisa, defendendo um grupo novo no poder. No entanto, a carreira política dela e daqueles que formam o seu grupo de apoio não é tão nova assim.

Começando por ela, Catarina está em seu segundo mandato como deputada estadual, totalizando seis anos no poder legislativo estadual. O governador Antonio Denarium (PP), que apoia sua candidatura, também está há seis anos no poder Executivo Estadual.

O senador Hiran Gonçalves (PP) já está na vida política há aproximadamente 11 anos. Ele foi eleito deputado federal por Roraima em 2014, reeleito em 2018, e conquistou uma cadeira no Senado em 2022.

Já o senador Mecias de Jesus (Republicanos) tem mais de 30 anos de carreira política, iniciada em 1993 como vereador em São João da Baliza. De 1995 a 2018, exerceu seis mandatos consecutivos como deputado estadual em Roraima. Durante esse período, ocupou a presidência da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) de 2003 a 2010. Em 2018, foi eleito senador, cargo que ocupa desde 2019 até o presente momento.

Guarda Civil

Em uma das inserções da campanha de Catarina Guerra no Horário Eleitoral Gratuito, ela faz críticas a atual gestão da Guarda Civil Municipal, afirmando que a corporação é esforçada, porém sem condições para desenvolver o seu papel. “Uma força de segurança que, devido à politicagem, não aceita parcerias com as demais forças de segurança”, complementa o narrador.

No entanto, mais uma vez as informações apresentadas são passíveis de contestação. A Guarda Civil de Boa Vista, com 34 anos de serviços, possui 319 guardas, que receberam novos armamentos em janeiro de 2024, entre eles: 200 pistolas 9mm e 10 carabinas CTT 40mm.

Em 2023, foram adquiridas 5 espingardas Pump Military cal. 12, 5 carabinas CTT 40, 18 capacetes balísticos, 3 escudos balísticos e diversas munições. A GCM também recebeu 23 novas viaturas, sendo 16 para a corporação e 7 para a SMTRAN, além de contar com uma Central de Monitoramento equipada com 90 câmeras em pontos estratégicos e em 111 escolas municipais. Desta forma, a GCM de Boa Vista é uma das mais equipadas do Brasil.

Cultura gospel

Em mais uma inserção desinformativa no horário eleitoral gratuito, a campanha de Catarina afirma que em 2011, foi promulgada pela Prefeitura a lei que cria a Semana da Cultura Gospel em Boa Vista, mas que até hoje, 13 anos depois, ela não foi formalizada.

Mais uma vez, a informação é falsa. Todos os anos, a programação da Marcha para Jesus conta com apoio da Prefeitura de Boa Vista por meio da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (Fetec). Na semana passada, entre os dias 26 e 28 de setembro, com apresentação de artistas do segmento gospel de renome nacional, como Thalles Roberto e Valesca Mayssa, além de artistas locais.

Fake News é crime

A Lei nº 13.834/2019 estabelece sanções para a criação e compartilhamento de informações falsas que podem se enquadrar em crimes como calúnia, difamação e injúria, conforme o Código Penal, com o objetivo de prejudicar a honra ou a imagem de pessoas ou instituições, com penas que podem chegar a até oito anos de prisão.

Para denunciar casos de fake news, é possível registrar uma queixa na Delegacia de Polícia Civil ou utilizar plataformas online que facilitam a denúncia, como sites de verificação de fatos e órgãos responsáveis pela proteção ao consumidor.

Foto: Divulgação 

spot_img

Últimos Artigos

Sampaio prorroga prazo da comissão que apura denúncias de possíveis pedaladas fiscais cometidas pelo Governo

O presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), deputado Soldado Sampaio (Republicanos), assinou uma...

Helder anuncia homologação de concurso com 4 mil vagas em entrega do Regimento de Polícia Montada

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), entregou, na tarde desta quinta-feira, 10, a...

Em Porto Velho, operação mira esquema de sonegação de R$ 90 milhões em frigoríficos e casas de carne

Na manhã desta sexta-feira (11), o Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (CIRA) deflagrou...

Marcos Rocha anuncia investimentos industriais para impulsionar a economia e gerar empregos em RO

O governador Marcos Rocha (União Brasil) apresentou um conjunto de novos investimentos estratégicos no...

Mais como este

Sampaio prorroga prazo da comissão que apura denúncias de possíveis pedaladas fiscais cometidas pelo Governo

O presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), deputado Soldado Sampaio (Republicanos), assinou uma...

Helder anuncia homologação de concurso com 4 mil vagas em entrega do Regimento de Polícia Montada

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), entregou, na tarde desta quinta-feira, 10, a...

Em Porto Velho, operação mira esquema de sonegação de R$ 90 milhões em frigoríficos e casas de carne

Na manhã desta sexta-feira (11), o Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (CIRA) deflagrou...