setembro 13, 2024
InícioParáTCMPA revoga por unanimidade cautelar que suspendia compra de ônibus elétricos em...

TCMPA revoga por unanimidade cautelar que suspendia compra de ônibus elétricos em Belém

Publicado em

spot_img

Durante a sessão de julgamento desta terça-feira (3) do Pleno do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCMPA), os conselheiros decidiram, por unanimidade, pela revogação da medida cautelar que suspendia o pagamento referente à compra de ônibus elétricos e carregadores desses veículos feita pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) de Belém junto à empresa TEVX Motors Groups Ltda.

A decisão da revogação da cautelar ocorreu após a Semob publicar o resumo do Termo de Compromisso assinado com a empresa TEVX Motors Groups Ltda, no Diário Oficial do Município, e também apresentar o projeto-piloto da fase experimental de operação desses veículos nas linhas de transporte público da capital, na semana passada.

Os conselheiros destacaram a decisão técnica elaborada por servidores concursados do TCMPA, que subsidiaram os votos dos membros, tanto para emitir a decisão de suspender o pagamento que evitou o desperdício do dinheiro público de mais de R$4 milhões, quanto para a revogação.

Conselheiros e conselheiras teceram comentários que reafirmaram a decisão impessoal, sem qualquer interferência política e baseada na legislação vigente, como, por exemplo, a Nova Lei de Licitações, que exige constar o planejamento das compras públicas. Eles também lamentaram a distorção de fatos e a desinformação promovidas por agentes políticos em período eleitoral.

O presidente do TCMPA, conselheiro Antonio José Guimarães, disse que a atuação preventiva da Corte de Contas nesta contratação feita pela Semob está alinhada às diretrizes nacionais recomendadas pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e pela Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), além de atendimento às leis, da mesma forma que a conselheira Ann Pontes, relatora do processo, evidenciou na leitura decisão desta quinta.

“Nosso Tribunal, ao atuar com firmeza e sempre, repito, sempre, sob sólida base técnica, conseguiu evitar um prejuízo aos cofres públicos estimado, até aqui, em quase R$ 4 milhões, por meio da mitigação do sobrepreço identificado, que resultou na devolução desse montante ao erário através de ‘doação não onerosa’ de equipamentos e serviços pela empresa contratada. O TCMPA protegeu o dinheiro do povo de Belém, assegurando que ele seja utilizado de forma eficiente e em prol da sociedade. Este benefício direto e palpável à população reafirma a legitimidade e a necessidade da intervenção deste Tribunal. Quero deixar claro à população que este Tribunal, em nenhum momento, impediu a circulação dos ônibus elétricos. É importante compreendermos que nossa atuação se dá em favor e proteção da população e dos recursos públicos que são arrecadados com os impostos de todos nós. Nossa atuação é técnica, imparcial e desprovida de qualquer viés político, sendo pautada unicamente pela proteção do erário e pela promoção do bem-estar social”, discorreu o presidente do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará.

Conselheiras e conselheiros presentes no julgamento também se pronunciaram enfocando a análise técnica rigorosa que identificou as falhas na compra dos ônibus elétricos e a importância de se levar a informação correta dos fatos à sociedade, como o não atendimento pela Semob sobre as recomendações emitidas pelo TCMPA antes da contratação em si feita pelo órgão municipal e que gerou as duas medidas cautelares para impedirem a aplicação indevida do dinheiro público. Também foi elencado e lamentado pelos membros do Tribunal o uso de narrativas que destoam da verdade por parte da Prefeitura e de aliados políticos neste período eleitoral, que, em reuniões com a Corte de Contas concordavam e parabenizavam a atuação do TCMPA na intervenção no processo das compras dos ônibus elétricos com impropriedades.

O acórdão da decisão desta terça-feira, 3, do TCMPA traz encaminhamentos a fim de melhorar a execução do serviço dos ônibus elétricos a ser prestado à população, como a publicação integral do Termo de Compromisso assinado pela Semob e pela empresa TEVX no Diário Oficial do Município de Belém, no Portal da Transparência da Superintendência e demais meios de divulgação, como redes sociais, painel de aviso e outros; ampla divulgação do projeto piloto protocolado pela Semob no TCMPA; a imediata comunicação do órgão municipal, em até 48h, à Procuradoria Geral do Município de Belém, ao Tribunal e ao Ministério Público Estadual, no caso de descumprimento do Termo de Compromisso e sob pena da aplicação de multa; o envio dos relatórios mensais quanto a operação dos ônibus elétricos, como já previsto desde a audiência ocorrida no último dia 14; e a instalação dos carregadores e ajustes necessários nas linhas previstas na fase experimental da implantação dos ônibus antes da assinatura de contrato que tenha por objeto aquisição de ônibus elétricos.

Foto: Divulgação 

spot_img

Últimos Artigos

Com atendimento 24h, Roberto Cidade promete implantar 12 UPAs em Manaus

A zona Leste de Manaus terá duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) com funcionamento...

PF indicia deputado Janones por suspeita de esquema de “rachadinha”

A Polícia Federal (PF) indiciou nesta quinta-feira, 12, o deputado federal André Janones (Avante-MG)...

STF autoriza prisão imediata de condenados pelo júri

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira, 12, validar prisões imediatas de condenados...

Ednaldo Vidal reitera apoio às ações desenvolvidas pelas ouvidorias do sistema OAB-RR

O presidente da OAB Roraima, Ednaldo Gomes Vidal, se reuniu no final da tarde...

Mais como este

Com atendimento 24h, Roberto Cidade promete implantar 12 UPAs em Manaus

A zona Leste de Manaus terá duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) com funcionamento...

PF indicia deputado Janones por suspeita de esquema de “rachadinha”

A Polícia Federal (PF) indiciou nesta quinta-feira, 12, o deputado federal André Janones (Avante-MG)...

STF autoriza prisão imediata de condenados pelo júri

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira, 12, validar prisões imediatas de condenados...