outubro 8, 2024
InícioDestaquesBoa Vista apresenta resultados das ações dos últimos três anos do Selo...

Boa Vista apresenta resultados das ações dos últimos três anos do Selo UNICEF

Publicado em

spot_img

Rumo a conquistar a 4ª edição do Selo UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), a Prefeitura de Boa Vista promoveu nesta quarta-feira, 5, o 2° Fórum Comunitário do Selo Unicef Município Aprovado. A ideia do evento foi apresentar e avaliar as 40 propostas que constam no Plano de Ação Municipal pelos Direitos de Crianças e Adolescentes, elaborado durante a primeira edição do evento em 2022.

O fórum está entre as condicionalidades para que o município conquiste mais um selo, o qual detém desde 2009. Além disso, marca o encerramento do ciclo 2021/2024, tendo em vista que a certificação tem duração de quatro anos. Os resultados das ações são enviados para a plataforma da Unicef, em forma de relatório.

Selo UNICEF Mais

O prazo de envio é até 30 de junho e, segundo a articuladora municipal Missilene Amaral, algumas ações ainda serão desenvolvidas, a exemplo das que dizem respeito ao “Selo UNICEF Mais”. “No final do ano passado, aderimos a esse selo, voltado para crianças imigrantes e indígenas. São outras estratégias, voltadas especificamente para a nossa realidade e para esse público, porém, dentro do mesmo resultado sistêmico do selo municipal”, explicou.

Ao fazer as atividades do Selo UNICEF Mais, o município receberá uma bonificação de três pontos no Selo Nacional. Em Roraima, os municípios que atingirem as metas receberão um duplo reconhecimento: O Selo UNICEF e ainda o Selo UNICEF Mais. A conquista dos municípios demonstra o compromisso em favor das crianças e adolescentes refugiados, migrantes e indígenas.

Compromisso com a Primeira Infância

Missilene destacou, ainda, algumas propostas elaboradas durante o 1° fórum, que foram exitosas. “Foram diversas ações desenvolvidas que obtivemos sucesso. Porém, duas delas tiveram bastante destaque, que foi em relação à busca ativa escolar e vacinal, em algumas localidades distantes, onde as pessoas não tinham acesso a esses serviços. Foram estratégias que deram muito certo e alcançamos todos os objetivos”, contou.

Os resultados alcançados precisam ser sistêmicos, ou seja, permanecer nos municípios mesmo após o término das atividades. Quem participa também é monitorado pelo UNICEF em um conjunto de indicadores sociais.

Conforme Emilene Beckman, vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), a conquista do Selo é fundamental para proteção e garantia desse público, além de permitir o fortalecimento das políticas de Primeira Infância desenvolvidas em Boa Vista.

“Somos a capital da Primeira Infância, então temos a obrigação enquanto sociedade governamental e não governamental de conquistarmos esse selo. O município que recebe essa certificação fica mais apto a financiamentos de projetos e programas voltados para a Infância e Adolescência, além de capacitação, monitoramento e diagnóstico”, contou.

Selo UNICEF

O Selo UNICEF é uma estratégia para fortalecer as políticas públicas municipais voltadas às crianças e aos adolescentes que vivem na Amazônia e no Semiárido. 2.023 municípios assumiram um compromisso conjunto pelos direitos de crianças e adolescentes da Amazônia e do Semiárido ao aderir ao selo, Edição 2021-2024.

Um total de 18 estados participam, sendo nove da Amazônia Legal brasileira (Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins) e nove do Semiárido brasileiro (Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe).

Foto: Divulgação 

spot_img

Últimos Artigos

Porto em Manacapuru desaba em meio a obras

Um desastre de grandes proporções aconteceu na tarde desta segunda-feira, 7, no Porto da...

Com mais dois vereadores, a Câmara Municipal de Porto Velho apresenta uma renovação de 65,21%

As eleições de 2024 para a Câmara Municipal de Porto Velho, resultaram na escolha...

Em 15 capitais, eleitores escolherão prefeitos em segundo turno

A ida dos eleitores às urnas no último domingo, 6, selou a eleição para...

ALE estimula crianças e adolescentes a concretizar sonhos por meio do CCJuv

O papel da Assembleia Legislativa de Roraima vai além da fiscalização e criação de...

Mais como este

Porto em Manacapuru desaba em meio a obras

Um desastre de grandes proporções aconteceu na tarde desta segunda-feira, 7, no Porto da...

Com mais dois vereadores, a Câmara Municipal de Porto Velho apresenta uma renovação de 65,21%

As eleições de 2024 para a Câmara Municipal de Porto Velho, resultaram na escolha...

Em 15 capitais, eleitores escolherão prefeitos em segundo turno

A ida dos eleitores às urnas no último domingo, 6, selou a eleição para...