Durante uma sessão realizada na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) nesta terça-feira, 4, deputados estaduais pediram que a Justiça Eleitoral tenha cautela ao analisar o pedido de cassação contra o governador Antonio Denarium. Os deputados enfatizaram a importância de respeitar o resultado das eleições e considerar o impacto que tal decisão pode ter no Estado.
O pedido de cassação foi impetrado pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB), que concorreu ao governo estadual com Teresa Surita como candidata nas eleições de 2022. A principal preocupação expressa pelos deputados é a continuidade do trabalho desenvolvido pelo governo atual e o respeito à vontade da população.
O presidente da ALE-RR, Soldado Sampaio, ressaltou a importância de manter a estabilidade política e o desenvolvimento do Estado. “Quando houve a cassação de Flamarion Portela, um governo que vinha dando certo, foi um retrocesso para Roraima. Pararam os investimentos, criou-se uma insegurança política e de relacionamento entre os Poderes. Peço que isso não se repita. Sei que a Corte Eleitoral tem seu papel estabelecido em normas, mas é sair de seus gabinetes e olhar para a sociedade”, pontuou o parlamentar.
Marcelo Cabral, vice-presidente da ALE-RR, destacou como a paralisação de um governo pode afetar a sociedade, e reforçou a necessidade de continuar os investimentos e o desenvolvimento que estão em curso no Estado.
Cassação – O processo de cassação contra Antonio Denarium foi iniciado devido a uma denúncia feita pelo diretório regional do partido Avante, acusando o governador de distribuir cestas básicas durante o ano eleitoral como forma de obter vantagens nas eleições.
A acusação afirma que o Governo de Roraima fundiu dois projetos sociais, resultando em um aumento no número de beneficiários de 10 mil para 50 mil pessoas, o que, segundo o partido Avante, poderia afetar a igualdade de condições entre os candidatos.
O julgamento do processo de cassação está em andamento e já foi adiado duas vezes. Durante uma sessão do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) e deverá ser retomado nos próximos dias.
Foto: Divulgação