A Assembleia Legislativa de Roraima abriu nesta segunda-feira, 2, a exposição “Cuidar, proteger e respeitar”, em alusão ao primeiro ano de funcionamento do Programa do Bem-Estar Animal. A mostra reúne 24 fotografias que retratam as ações desenvolvidas pelo programa ao longo dos últimos 12 meses e segue aberta ao público durante todo o mês de fevereiro, no Espaço Cultural Maria Luiza Vieira Campos, no hall da Casa Legislativa.
De acordo com a ALERR, o material exposto apresenta os principais resultados do programa no primeiro ano de atividades. No período, foram realizados cerca de 15 mil atendimentos gratuitos, incluindo 7 mil castrações. A média informada é de aproximadamente 40 animais atendidos por dia, além da oferta de exames básicos, como hemogramas, e procedimentos realizados em centro cirúrgico próprio.
O presidente do Programa do Bem-Estar Animal, o deputado Marcinho Belota, afirmou que o balanço do primeiro ano evidencia o alcance social da iniciativa e reforça a importância da exposição como forma de apresentar o trabalho à população.
“Completar um ano com tanto resultado e, por meio dessa exposição, mostra a importância desse trabalho, pois muitas famílias não têm condições de pagar uma castração ou cirurgia, e o programa garante esse cuidado. Além disso, essa ação também é uma forma de homenagear os protetores que dedicam suas vidas a essa causa. A Assembleia está de parabéns por ser pioneira no Brasil com um programa como esse”, ressaltou o parlamentar.
A abertura da exposição também contou com a presença da delegada de Polícia do Meio Ambiente, Maryssa Batista, que destacou o impacto do programa como política pública de proteção animal.
“É um prazer ver essa exposição após um ano do início do programa. Desde a inauguração, foi possível perceber o cuidado com que ele foi criado e hoje ver que realmente funcionou é motivo de orgulho. Esse trabalho auxilia diretamente na saúde dos animais, no controle de natalidade e contribui para reduzir abandono e maus-tratos, o que contribui também para a atuação da delegacia”, disse a delegada.
A exposição foi realizada em parceria com a Diretoria de Relações Institucionais da Casa Legislativa. A diretora Joselinda Lotas afirmou que a mostra também busca reconhecer o trabalho desenvolvido por protetores independentes.
“São 24 fotos que resgatam todo o trabalho feito pelo Bem-Estar Animal, os cuidados e a proteção, além de reforçar que o controle populacional é uma questão de saúde. A exposição também reconhece os protetores que quiseram mostrar suas histórias e ações. É uma homenagem feita com muito carinho para quem pratica o bem por meio da proteção aos animais”, reforçou Joselinda.
Funcionamento do programa
O Programa do Bem-Estar Animal da ALERR funciona na avenida Mário Homem de Melo, nº 191, no Centro de Boa Vista. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30, com procedimentos cirúrgicos realizados pela manhã, das 7h30 às 11h.
Para cadastrar cães e gatos, os tutores devem apresentar documento oficial com foto, comprovante de residência e os dados do animal, que passam por avaliação da equipe veterinária. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (95) 99163-2158.
Veja também:
Marcinho Belota destina recurso de emenda para Paixão de Cristo em Mucajaí
Acesse o nosso perfil no Instagram


