Com direito a muito festejo com os tradicionais “bois de máscara”, “pierrôs” e “cabeçudos”, o governo do Pará entregou, na tarde desta sexta-feira (30), a segunda etapa da orla de São Caetano de Odivelas, município famoso pelas manifestações culturais. O equipamento público garante a melhoria do aspecto físico do local para atender as demandas da população e dos turistas, tornando-se, também, um dos principais pontos destinados às atividades de lazer e cultura da Região de Integração Guamá.
“Seguimos reafirmando o nosso compromisso com a cidade de São Caetano de Odivelas, entregando ginásio, orla, assinando Ordem de Serviço para novas obras. Entregamos a primeira etapa da orla, agora a segunda e vamos fazer a terceira etapa para concluir todo esse espaço que é lindo. São Caetano de Odivelas é referência para o turismo com os seus rios, a pesca que faz a economia se desenvolver. Vamos continuar nessa parceria para concluir a orla, trazer mais asfalto e entregar o Hospital de São Caetano de Odivelas”, destacou o governador do Pará, Helder Barbalho.
Executado através da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), em parceria com a prefeitura do município, a orla de São Caetano de Odivelas conta com calçada com acessibilidade, anfiteatro e área de eventos com capacidade para 500 pessoas.
“É uma satisfação receber mais essa obra através do governador Helder Barbalho que, junto com a nossa vice-governadora Hana Ghassan, tem um olhar diferenciado na parceria com os municípios. E aqui, em São Caetano de Odivelas, não é diferente. Agradecemos por cada obra, ação do governo do Estado na nossa cidade”, disse a prefeita de São Caetano de Odivelas, Leila Felipa.
Ao longo de 8.599,40 metros quadrados de serviços, a orla da “Terra do Caranguejo” também recebeu quiosques, espaços com bicicletário, lixeiras, banheiros, rampas, caramanchão e playground.
Moradora de São Caetano de Odivelas, Leidilma da Silva conta que sentia falta de um espaço de esporte, lazer e cultura à beira do rio. “Aqui melhorou bastante, às crianças que não tinham local para brincar, faltava área para fazer eventos. A frente da cidade era uma calamidade, ninguém tinha o prazer de vir, olhar, trazer a família. E, hoje, é um benefício que traz muitos turistas, coisas boas, a cidade se expandiu, é falada em vários lugares. Ficou ótimo! São Caetano deu um salto para frente muito grande”, falou Leidilma da Silva.
A segunda etapa da Orla de São Caetano de Odivelas gerou cerca de 50 empregos diretos e teve um investimento do tesouro estadual de R$ 8.000.000.
Primeira etapa – Em setembro de 2024, o Estado entregou o primeiro trecho da obra da Orla de São Caetano de Odivelas. O espaço conta com chafariz em formato de barco, bancos, lixeiras, parque infantil, calçadas acessíveis com piso tátil, mirante, quiosques de lanche e banheiros. A orla também homenageia os pescadores de São Caetano, com o monumento central em ferro e um mural artístico retratando o cenário ribeirinho.
“O investimento do governo do Pará em orlas transforma completamente a paisagem e o potencial econômico dos municípios. Com intervenções que também valorizam a história das cidades, esses espaços proporcionam não só lazer para os moradores e os visitantes, mas também uma significativa melhoria na qualidade de vida da população, criando um ambiente propício para o crescimento dos empregos e da renda, além da valorização cultural”, ressalta o secretário de Obras Públicas (Seop), Ruy Cabral.
Ambiente seguro para crianças – o governador Helder Barbalho também participou da assinatura da Ordem de Serviço para a construção de uma creche e escola infantil no município de São Caetano de Odivelas. O equipamento público será executado com recursos do Ministério das Cidades, em parceria com a prefeitura, a partir do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC).




