O Governo do Pará, por meio da Companhia de Habitação do Pará (Cohab), entregou nesta sexta-feira (30) 1.533 benefícios habitacionais do programa “Sua Casa” a famílias de Belém. A cerimônia ocorreu na Usina da Paz do Guamá, na capital paraense, com a presença do governador Helder Barbalho e da vice-governadora Hana Ghassan, responsáveis pela entrega simbólica dos cheques.
Durante o evento, o governador destacou a ampliação do alcance do programa e os impactos sociais e econômicos da iniciativa. Segundo Helder Barbalho, entre 2025 e janeiro de 2026, 30 mil famílias foram contempladas com o benefício habitacional em todo o estado.
“Com essa iniciativa, garantimos moradias mais dignas e, ao mesmo tempo, impulsionamos o setor da construção civil, refletindo diretamente na geração de emprego, renda e no fortalecimento da economia. Celebramos hoje o impacto positivo na vida dessas famílias e reafirmamos o compromisso de avançar para que o programa chegue a quem mais precisa”, afirmou o governador.
A vice-governadora Hana Ghassan orientou os beneficiários sobre o uso correto do auxílio. Ela alertou que as famílias devem realizar a cotação de materiais de construção normalmente e apresentar o cheque do programa apenas no momento da compra. “É fundamental não aceitar cobranças de taxas extras ou preços diferenciados pelo uso do benefício. Esses recursos representam a devolução dos impostos pagos pela própria população em melhorias diretas para o cidadão”, ressaltou.
O programa habitacional “Sua Casa” não se caracteriza como financiamento, mas como doação do Poder Executivo estadual. No momento da compra, o valor integral do benefício é abatido do ICMS devido pelas empresas fornecedoras de materiais de construção ao Estado.
A iniciativa tem como objetivo reduzir o déficit habitacional, possibilitando a construção, reforma, ampliação, melhoria ou adaptação das unidades habitacionais. O programa também prevê recursos para a contratação de mão de obra, como pedreiros responsáveis pela execução dos serviços. O valor do benefício pode chegar a R$ 21 mil por família.
Entre os beneficiários, a dona de casa Marciane dos Santos comemorou a oportunidade de ampliar a residência onde vive com a família. “Minha casa tem apenas um compartimento. Agora vou fazer cozinha, quarto e sala, e oferecer uma vida melhor para minha família”, relatou.
A aposentada Maria Raimunda Ramos também destacou a importância do auxílio. “Minha casa não tem mais condições de moradia, está caindo. Com essa ajuda, vou conseguir reconstruir tudo. Sou muito grata por esse cheque”, afirmou.



