O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi submetido, nesta sexta-feira (30), a uma cirurgia de catarata no olho esquerdo. De acordo com nota divulgada pelo Palácio do Planalto, o procedimento foi realizado sem intercorrências e o presidente já recebeu alta hospitalar.
Após a cirurgia, Lula permanecerá na Granja do Torto, uma das residências oficiais da Presidência da República, em Brasília. A previsão é de que ele retome as atividades de rotina na próxima segunda-feira (2). O procedimento foi realizado em uma clínica particular da capital federal.
Ainda segundo o Planalto, o presidente segue sob acompanhamento médico regular, conduzido pelas equipes lideradas pelos médicos Roberto Kalil Filho e Ana Helena Germoglio.
Em 2020, Lula já havia passado pelo mesmo procedimento cirúrgico, à época no olho direito.
A catarata é uma condição comum, geralmente associada ao envelhecimento, caracterizada pela perda gradual da transparência do cristalino — a lente natural do olho —, que se torna opaca. Além da idade, a doença pode estar relacionada a fatores como diabetes, uso prolongado de medicamentos à base de corticoides ou traumas oculares.
Pessoas com catarata costumam relatar visão turva, semelhante à sensação de enxergar através de um vidro embaçado ou em ambiente com névoa. O tratamento é feito por meio de cirurgia, na qual o cristalino opaco é substituído por uma lente artificial transparente, permitindo a recuperação da visão.


