janeiro 15, 2026
InícioParáGoverno lança campanha contra assédio digital e importunação sexual

Governo lança campanha contra assédio digital e importunação sexual

Pará inicia os "21 Dias de Ativismo" com foco em violências contemporâneas que afetam mulheres online e nos espaços públicos

Publicado em

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado das Mulheres (Semu), lançou, na quarta-feira (20), a edição 2025 da Campanha dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, alinhada à mobilização global da ONU Mulheres “UNA-SE”. Neste ano, o governo estadual adota o tema “UNA-SE: um Pará livre de Assédio Digital e Importunação Sexual”, e destaca formas contemporâneas de violência que atravessam a vida das mulheres tanto no ambiente virtual quanto nos espaços públicos.

A mobilização ocorre em articulação com o Ministério das Mulheres e reúne órgãos governamentais, instituições do sistema de justiça, conselhos, movimentos sociais e parceiros privados.

A campanha deste ano coloca em evidência tipos de violência que se ampliaram com o uso das tecnologias digitais. Assédio virtual, perseguição online, envio de conteúdos indesejados, divulgação não consensual de imagens íntimas e importunação sexual são práticas que limitam a liberdade, afetam a saúde emocional e violam direitos fundamentais de mulheres e meninas.

‘Enfrentamento da violência é urgente e exige mobilização coletiva’, diz secretária

Para a Semu, abordar essas questões é essencial para garantir que todas possam ocupar espaços digitais ou físicos de maneira segura. A secretária de Estado das Mulheres, Paula Gomes, reforça que o enfrentamento a essas violências é urgente e exige mobilização coletiva.

“A violência contra a mulher não se restringe mais ao ambiente físico; ela invadiu as telas dos nossos celulares e computadores. A campanha ‘UNA-SE’ é um chamado à ação coletiva. Precisamos desconstruir a ideia de que o ambiente virtual é uma terra sem lei e afirmar que as mulheres têm direito a viver e circular sem medo. Queremos garantir que todas as mulheres e meninas paraenses possam estar seguras, online e offline” destacou Paula Gomes, Secretária de Estado das Mulheres do Pará

Ligue 180: 20 anos de acolhimento

A programação também marca os 20 anos do Ligue 180, canal nacional que se tornou referência no acolhimento e na orientação de mulheres em situação de violência. No Pará, o serviço mantém papel central na articulação da rede de proteção, especialmente em períodos de grande fluxo turístico ou eventos de grande porte, como a COP30 (30 Conferência Mundial sobre as Mudanças do Clima), quando o serviço foi integrado às ações emergenciais de atendimento.

Ações integradas pelo território

Coordenada pela Semu, a campanha envolve diversos órgãos estaduais, municipais e parceiros estratégicos, como o Conselho Estadual dos Direitos das Mulheres, a Rede Paraense de Homens pelo Fim da Violência e os Organismos de Políticas para Mulheres dos municípios. A articulação inclui ainda instituições públicas e privadas que atuam junto aos projetos Protocolo Não se Cale, Eles com Elas e Educação para Proteção.

Ao longo dos 21 dias, o Governo do Pará promove uma série de atividades, entre elas seminários temáticos, rodas de conversa, exibições de filmes, lançamento de vídeos educativos e ações em terminais de ônibus e portos, voltadas ao enfrentamento do assédio e da importunação sexual nos espaços de mobilidade.

Compromisso coletivo

Denunciar é parte fundamental do processo de prevenção e combate à violência. Abaixo, os principais canais de atendimento e acolhimento: Ligue 180, Polícia Militar pelo 190, atendimento virtual da Polícia Civil pelo número (91) 98115-9181, Ouvidoria da Mulher da SEMU (99317-1015), canal de acolhimento da secretaria (98622-3721) e Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher, incluindo a DEAM Virtual. A Divisão de Crimes Cibernéticos também está disponível para casos envolvendo violência digital.

Leia também:

Incêndio atinge pavilhão na COP30 em Belém

Estação das Docas sedia evento gratuito de carimbó com shows até domingo (23)

Acesse o nosso perfil no Instagram

spot_img

Últimos Artigos

Saiba como delegados do Pará agiam para favorecer grupo acusado de fraudar empréstimos

Autoridades do Ministério Público do Pará afirmam que dois delegados da Polícia Civil do...

Governo do Pará entrega escola reconstruída em Tailândia e inaugura centro de inovação

O Governo do Pará entregou nesta quarta-feira 14 a Escola Eriberto Jasper, no distrito...

Marcinho Belota destina recurso de emenda para Paixão de Cristo em Mucajaí

O deputado estadual Marcinho Belota (PRTB) destinou recursos de emendas parlamentares para Mucajaí com...

Salazar critica Wilson Lima e secretário por atraso em pagamentos e condições da segurança pública

O vereador de Manaus Sargento Salazar (PL) publicou nesta quarta-feira, 14, um vídeo no...

Mais como este

Saiba como delegados do Pará agiam para favorecer grupo acusado de fraudar empréstimos

Autoridades do Ministério Público do Pará afirmam que dois delegados da Polícia Civil do...

Governo do Pará entrega escola reconstruída em Tailândia e inaugura centro de inovação

O Governo do Pará entregou nesta quarta-feira 14 a Escola Eriberto Jasper, no distrito...

Marcinho Belota destina recurso de emenda para Paixão de Cristo em Mucajaí

O deputado estadual Marcinho Belota (PRTB) destinou recursos de emendas parlamentares para Mucajaí com...