O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), cumpriu nesta segunda-feira (22) uma série de agendas estratégicas durante a Semana do Clima de Nova Iorque, nos Estados Unidos. A participação reforça o protagonismo do Estado na construção de uma agenda global de desenvolvimento sustentável. Belém sediará a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025.
Na programação oficial, Helder Barbalho reuniu-se com o presidente da Philip Morris Brasil, Branko Sevarlic, para discutir possíveis parcerias voltadas ao fortalecimento de políticas públicas ambientais no Pará. Entre os temas abordados, estiveram o apoio ao programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), ações para preservação e gestão dos recursos hídricos, além do incentivo ao projeto do Vale Bioamazônico — iniciativa que integra inovação, sustentabilidade e valorização das cadeias produtivas da floresta.
Ver essa foto no Instagram
Também foi tratada a possibilidade de expansão, no Pará, de experiências de agricultura sustentável já implementadas pela empresa no Rio Grande do Sul.
“O Pará tem buscado articular, com parceiros estratégicos, ações que fortaleçam políticas públicas ambientais e estimulem uma nova economia para a Amazônia. Nossa agenda de reuniões com atores como a Philip Morris tem o objetivo de impulsionar iniciativas baseadas em sustentabilidade, inovação e inclusão social”, afirmou Helder Barbalho.
Convite à COP30 e encontro com Michael Bloomberg
Ainda na segunda-feira, o governador se reuniu com o empresário Michael Bloomberg, fundador da Bloomberg L.P. e referência internacional em dados e tecnologia para o mercado financeiro. No encontro, Helder formalizou o convite para que Bloomberg participe da COP30, em Belém.
A agenda contou também com a presença do ministro das Cidades, Jader Filho, reforçando a articulação entre o Governo do Pará, o Governo Federal e investidores internacionais em torno de soluções sustentáveis para as cidades amazônicas.