julho 25, 2025
InícioRoraimaPrefeitura de Boa Vista forma gestores com foco na infância e reforça...

Prefeitura de Boa Vista forma gestores com foco na infância e reforça pioneirismo em orçamento para crianças

Participantes refletiram sobre seu papel em promover um olhar atento e empático a essa política pública

Publicado em

Reconhecida nacionalmente como a “Capital da Primeira Infância”, Boa Vista mantém seu compromisso com o desenvolvimento integral das crianças promovendo um encontro para secretários municipais e adjuntos. A capacitação reforça a importância de ações integradas e conscientes nos primeiros anos de vida, que vão da gestação aos seis anos.

Durante o evento, os participantes refletiram sobre seu papel, tanto na gestão pública quanto na sociedade, em promover um olhar atento, empático e comprometido com a Primeira Infância, fase decisiva para o desenvolvimento humano. 

Segundo o prefeito Arthur Henrique, a Prefeitura de Boa Vista passou por uma renovação em sua equipe de gestão, com a chegada de novos secretários e técnicos. A proposta agora é engajar esses novos profissionais para que também abracem a pauta da Primeira Infância. 

“Se estou hoje como prefeito, tenho a obrigação de fazer a diferença. As crianças que nascem em famílias estruturadas já têm um futuro mais promissor. Precisamos garantir que todas tenham as mesmas oportunidades e isso depende de políticas públicas e da ação de cada gestor e servidor”, afirmou.

Investimento no presente e resultado no futuro

A programação contou com a participação de Débora Daves, da AVSI Brasil. Além dela, Claudia Vidigal  e Sam Sternin, da Fundação Van Leer, falaram por meio de videoconferência. Sternin, por exemplo, é especialista em mudança de comportamento e palestrou sobre estratégias para promover mudanças organizacionais e comportamentais no setor público, especialmente no contexto do desenvolvimento infantil.

O secretário municipal de Saúde, Marcelo Zeitoune, esteve pela primeira vez em um evento voltado à Primeira Infância. “É fundamental olhar para essa fase como um investimento no presente e no futuro. Podemos e vamos aplicar esse conhecimento na saúde para reduzir desigualdades sociais”, disse. 

Já o secretário de Administração e Gestão de Pessoas, Márcio Vinícius, enfatizou que o compromisso com a infância em Boa Vista não é apenas discurso. “Fazemos isso com técnica, transparência e resultados concretos. A nova equipe está sendo motivada a seguir nesse caminho”, destacou.

Durante o encontro, os participantes também vivenciaram a dinâmica “Sons da Vida”, conduzida pela facilitadora Valéria Reinbold, com o intuito de sensibilizar e conectar os gestores à essência da infância.

Reconhecimento nacional e política estruturada

É na Primeira Infância que se formam as bases emocionais, cognitivas e sociais do indivíduo, influenciadas diretamente pelo ambiente, cuidado e estímulos que a criança recebe. A ciência mostra que políticas públicas eficazes nessa fase têm impacto direto no futuro das crianças e da sociedade.

Boa Vista é a primeira capital do Brasil a estruturar um programa orçamentário específico para a Primeira Infância, atrelado ao Plano Plurianual (PPA) 2022–2025. A iniciativa, que começou em 2021, permitiu identificar, detalhar e monitorar os investimentos exclusivos e não exclusivos destinados às crianças de 0 a 6 anos, por meio de uma metodologia pioneira.

Esse processo foi viabilizado pelo Programa Família que Acolhe (FQA), criado em 2013, que integra políticas nas áreas de saúde, educação e assistência social, com foco no fortalecimento da família e no desenvolvimento infantil. Além disso, foi criado o Comitê Gestor Intersetorial, com a participação de 11 secretarias, e o Plano Municipal da Primeira Infância, consolidando uma governança integrada e eficiente.

Em 2025, o município destinou R$ 362.475.857,79 exclusivamente para ações voltadas à Primeira Infância, distribuídos em 14 unidades orçamentárias, conforme detalhado na Lei Orçamentária Anual. Os dados constam no Demonstrativo da Primeira Infância, ferramenta que assegura transparência e foco nas prioridades locais.

Além disso, a cidade conta com o Comitê da Primeira Infância, que integra a Rede Latino-Americana – Cidade das Crianças e é formado por 24 membros, com idade entre 6 e 11 anos, incluindo representantes das zonas urbana, rural e indígena, além de crianças com deficiência (PCD). As reuniões acontecem a cada dois meses e promovem a cidadania ativa desde a infância.

spot_img

Últimos Artigos

Filho de ex-governadores de Roraima é preso por suspeita de envolvimento com garimpo ilegal

Nesta sexta-feira, 25, a Polícia Federal prendeu o empresário Eduardo Campos por suspeita de...

Prefeito de Manaus é confrontado por jornalista e ataca; “tu não é jornalista, é fuxiqueira”; veja vídeo

O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), voltou a protagonizar um episódio de confronto...

Lula diz que Bolsonaro “traiu o Brasil” ao pedir tarifa dos EUA contra produtos nacionais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva usou a história do herói nacional Tiradentes,...

Decisão liminar do STF mantém servidores da CERR vinculados ao Governo de Roraima

Por decisão liminar do ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), os cerca...

Mais como este

Filho de ex-governadores de Roraima é preso por suspeita de envolvimento com garimpo ilegal

Nesta sexta-feira, 25, a Polícia Federal prendeu o empresário Eduardo Campos por suspeita de...

Prefeito de Manaus é confrontado por jornalista e ataca; “tu não é jornalista, é fuxiqueira”; veja vídeo

O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), voltou a protagonizar um episódio de confronto...

Lula diz que Bolsonaro “traiu o Brasil” ao pedir tarifa dos EUA contra produtos nacionais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva usou a história do herói nacional Tiradentes,...