Seis pessoas morreram em um grave acidente na madrugada desta quarta-feira (16), envolvendo um ônibus que transportava estudantes da Universidade Federal do Pará (UFPA) e uma carreta na BR-153, em Porangatu, no norte de Goiás. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a carreta teria invadido a pista contrária, colidindo primeiro com um micro-ônibus e, em seguida, com o ônibus onde estavam os estudantes, além de dois motoristas e um orientador. A colisão aconteceu por volta das 4h36 da manhã, a cerca de 400 km de Goiânia.
Entre as vítimas fatais estão três estudantes da UFPA, o motorista do ônibus, o condutor da carreta e uma sexta pessoa, que chegou a ser socorrida com vida, mas não resistiu aos ferimentos. Um dos passageiros da carreta foi levado em estado grave para um hospital de Porangatu. As equipes de resgate ainda trabalham no local e os corpos foram encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) da região.
A comitiva da UFPA seguia para um congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), marcado para esta quarta-feira em Goiânia. No comboio, estavam também um micro-ônibus e dois carros, mas apenas o ônibus principal foi atingido com gravidade. O micro-ônibus sofreu uma colisão lateral leve e não registrou feridos.
O governador do Pará, Helder Barbalho, usou as redes sociais para lamentar a tragédia. Em publicação, ele prestou solidariedade às famílias das vítimas e afirmou que o Governo do Estado está em contato com as autoridades paraenses e goianas, além da UFPA, para prestar apoio necessário neste momento de dor.
Em nota, a UNE também lamentou profundamente a tragédia e informou que mantém contato com os governos do Pará e de Goiás, além da Universidade Federal do Pará (UFPA) e da Universidade Federal de Goiás (UFG), que receberia os alunos. A entidade se colocou à disposição para apoiar familiares e estudantes. Apesar do acidente, a programação do congresso da UNE está mantida.