novembro 19, 2025
InícioParáEm Belém, obras estratégicas vão melhorar o tráfego e qualidade de vida...

Em Belém, obras estratégicas vão melhorar o tráfego e qualidade de vida de mais de 1,3 milhão de moradores

Publicado em

O programa de mobilidade urbana do Governo do Pará segue em andamento com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos moradores de Belém. As obras incluem a construção e recuperação de ruas e avenidas, além de elevados em pontos estratégicos, visando otimizar o trânsito e reduzir o tempo de deslocamento para locais como trabalho, hospitais e escolas.

Um dos principais projetos é o viaduto na Avenida João Paulo II com a Avenida Dr. Freitas, no bairro do Marco. Com um custo de R$ 67 milhões e 400 metros de extensão, o elevado promete aliviar o tráfego em uma das áreas mais congestionadas da cidade. A obra está dividida em duas fases, sendo a primeira o remanejamento de uma adutora de água da Cosanpa.

Esses projetos fazem parte das preparações para a Conferência Climática da ONU (COP30), que ocorrerá em Belém, em novembro de 2025, recebendo turistas e líderes globais. As obras já estão em andamento, e os moradores podem acompanhar o progresso diariamente.

Em fase de prolongamento e duplicação, a Rua da Marinha, com 3,5 quilômetros de extensão, contará com ciclofaixas e acessibilidade. Esse projeto é um legado da COP30 e envolve um investimento de R$ 242,3 milhões para melhorar a circulação na capital. A área, antes pertencente ao Comando do 4º Distrito Naval, foi cedida ao Estado do Pará, permitindo a criação de uma nova via de integração entre os bairros da Marambaia e Mangueirão. O governador Helder Barbalho agradeceu à Marinha pela cessão dos 25 hectares, destacando a importância da obra para o desenvolvimento urbano da região.

A universitária Cláudia Damasceno também destacou os benefícios da nova via, que deverá melhorar o trânsito e ampliar as opções de transporte público, escassas na área.

O secretário de Obras Públicas, Ruy Cabral, reforçou que o projeto faz parte dos esforços contínuos para melhorar a mobilidade e infraestrutura urbana, ressaltando que a obra vai reduzir congestionamentos e facilitar o acesso entre diversos bairros de Belém.

O governador Helder Barbalho também acompanhou o progresso das obras da Avenida Liberdade, que está 20% concluída. A via, com 13,3 quilômetros de extensão, ligará a Avenida Perimetral à Alça Viária, criando uma nova rota de acesso à capital. O projeto inclui duas faixas em cada sentido, acostamentos amplos, faixas exclusivas para ciclistas e iluminação solar.

Além disso, a avenida terá 34 passagens de fauna para garantir a proteção dos animais locais e será cercada para preservar a vegetação nativa, em conformidade com as normas ambientais. Segundo o secretário de Infraestrutura, Adler Silveira, o governo está comprometido em avançar com as obras respeitando o meio ambiente e o ecossistema da região.

Foto: Divulgação

spot_img

Últimos Artigos

COP30 apresenta primeiro rascunho do documento final e busca concluir negociações até quarta-feira em Belém

A presidência da COP30 divulgou nesta segunda-feira (17) a primeira versão do texto que...

Prefeitura de Palmas anuncia plano de saúde e projeto de sedes próprias para conselheiros tutelares

Em encontro realizado na manhã desta terça-feira (18), data em que se comemora o...

Lula rebate chanceler alemão e defende cultura do Pará

Nesta terça-feira (18), presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu a cidade de...

Mais como este

COP30 apresenta primeiro rascunho do documento final e busca concluir negociações até quarta-feira em Belém

A presidência da COP30 divulgou nesta segunda-feira (17) a primeira versão do texto que...

Prefeitura de Palmas anuncia plano de saúde e projeto de sedes próprias para conselheiros tutelares

Em encontro realizado na manhã desta terça-feira (18), data em que se comemora o...