Um homem foi preso em flagrante no fim da tarde desta segunda-feira (22) após ser flagrado descartando irregularmente cerca de 500 quilos de entulho em uma via pública no bairro do Guamá, em Belém. A ação ocorreu na esquina das avenidas José Bonifácio e Bernardo Sayão e foi realizada pela Guarda Municipal de Belém (GMB), por meio do Grupamento de Proteção Ambiental, em conjunto com equipes de fiscalização da Secretaria Municipal de Zeladoria e Conservação Urbana (Sezel).
Segundo as autoridades, o suspeito utilizava um caminhão baú para transportar os resíduos e foi surpreendido pelos agentes no momento em que despejava aproximadamente meia tonelada de entulho no local.
Após a abordagem, o homem recebeu voz de prisão e foi conduzido, juntamente com o veículo utilizado na ação, para a Delegacia Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (Demapa), onde foi autuado por crime ambiental.
De acordo com a Guarda Municipal, um segundo homem que também estaria envolvido no descarte irregular conseguiu fugir antes da chegada das equipes. As forças de segurança trabalham para identificá-lo.
As autoridades destacam que o descarte clandestino de resíduos sólidos gera impactos ambientais, compromete a limpeza urbana e pode contribuir para problemas como obstrução de galerias, acúmulo de lixo e alagamentos durante períodos de chuva.
O coordenador do Grupamento de Proteção Ambiental da Guarda Municipal de Belém, João Paulo Paixão, ressaltou a importância das ações de fiscalização para coibir esse tipo de prática.
“Esse tipo de fiscalização é fundamental para combater práticas que prejudicam a cidade e a população. A atuação integrada permite identificar os responsáveis e garantir que as medidas legais sejam tomadas”, afirmou.
O homem preso permanece à disposição da Justiça e responderá pelos procedimentos cabíveis relacionados ao crime ambiental.

