A atuação do deputado federal Zé Haroldo Cathedral (PSD-RR) em prol do fortalecimento da cultura e o incentivo aos jovens do interior de Roraima acaba de gerar mais um resultado de destaque nacional. Com o apoio de suas emendas parlamentares ao programa do Instituto A Moda é Viver, o curta-metragem “Yuri”, produzido por estudantes de Caracaraí, foi selecionado para a 21ª Mostra Internacional do Cinema Negro de São Paulo (MICINE/SP), uma das principais vitrines do audiovisual brasileiro.
O deputado Zé Haroldo Cathedral salientou que o projeto fortalece o papel da cultura como ferramenta de inclusão, autoestima e desenvolvimento social, com ações que aproximam os jovens de Roraima de novos caminhos e conquistas. Para o parlamentar, o reconhecimento alcançado é uma prova de que o investimento em cultura transforma vidas e amplia horizontes. “Fico muito feliz em ver o talento dos nossos jovens ultrapassando fronteiras. Esse resultado mostra o quanto é importante apoiar iniciativas que despertam sonhos, geram oportunidades e revelam o potencial criativo da nossa juventude no interior de Roraima.”
A produção é fruto das oficinas de cinema promovidas pelo Instituto e os recursos destinados pelo deputado possibilitaram a formação de adolescentes e jovens em diferentes etapas da criação cinematográfica, do roteiro à direção. A iniciativa resultou na I Mostra Audiovisual “A Moda é Viver”, realizada em abril deste ano, e agora leva Roraima a espaços consagrados da cultura nacional, como o Museu da Imagem e do Som (MIS-SP) e o Centro Cultural FIESP, em São Paulo.
O Filme
O filme “Yuri” (doc, 10min, 2025, RR) foi dirigido pelos cineastas Leandro Monte e Éder Santos e roteirizado por adolescentes de Caracaraí. A história é inspirada na trajetória de Luciana Paiva, jovem que superou perdas, preconceitos e desafios pessoais até concluir seus estudos e seguir adiante com o filho que dá nome ao curta.
Segundo a presidente do Instituto A Moda é Viver, Alda Araújo, a conquista traz novas oportunidades para a juventude do interior do estado. “Participar de uma mostra internacional que valoriza experiências da Amazônia é um reconhecimento importante para quem acredita na cultura como instrumento de superação e oportunidade.”
Saiba mais:
Acesse o nosso perfil no Instagram


