A Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR) definiu um amplo calendário de sessões especiais, audiências públicas e homenagens que serão realizadas entre agosto e novembro deste ano. As propostas, aprovadas pelos parlamentares nesta terça-feira (5), fortalecem o papel do Legislativo no reconhecimento de lideranças e instituições, além de incentivar debates sobre temas de relevância social, cultural e econômica para o Estado.
Entre as principais iniciativas está a sessão especial em comemoração aos dez anos da TV Assembleia (canal 57.3), programada para esta quinta-feira (7), às 14h30, fruto de requerimento apresentado pelo presidente da casa, Soldado Sampaio (Republianos).
O evento marcará a entrega de comendas e o lançamento da plataforma TV ALE Play. O presidente ressaltou o papel do canal na valorização da história legislativa e na ampliação da transparência. “A TV Assembleia tem um papel fundamental de comunicar com excelência e dar transparência ao trabalho do Poder Legislativo”, destacou Sampaio.
Ainda de autoria do presidente da Casa, o calendário inclui a sessão especial em homenagem aos 300 anos da Igreja Católica em Roraima, no dia 29 de agosto, no Plenário Noêmia Bastos Amazonas, com entrega da Comenda Orgulho de Roraima a organizações e personalidades católicas que se destacam na evangelização e no serviço social. No mesmo dia, também haverá homenagem aos vaqueiros e laçadores do Estado, reconhecendo o papel cultural desses trabalhadores.
Além dessas propostas, a ALE-RR realizará sessão especial para celebrar os 44 anos da Embrapa Roraima, reconhecendo o trabalho de pesquisadores e servidores, e sessão itinerante em Rorainópolis, no dia 6 de setembro, onde pioneiros e moradores receberão homenagem por sua contribuição ao desenvolvimento rural da região.
Em 27 de novembro, a Casa promove audiência pública para discutir o futuro da cajucultura, buscando estratégias para fortalecer a cadeia produtiva do caju em Roraima.
Durante a sessão ordinária desta terça, os deputados aprovaram ainda projetos de decreto legislativo concedendo a Comenda Orgulho de Roraima a lideranças religiosas, personalidades de diversos setores e entidades assistenciais. Destaque para o reconhecimento ao pastor Basílio Bezerra e à Diocese de Roraima, além da aprovação de moção póstuma à gestora educacional Marluce de Melo Pontes, que deixou importante legado na educação do Estado.
Outro projeto aprovado declara de utilidade pública a Associação F. L. Sousa – AFLS, que realiza ações filantrópicas beneficiando semanalmente cerca de 200 famílias em situação de vulnerabilidade em Boa Vista.