Durante a gravação de um podcast, o presidente do Movimento Brasil Livre (MBL), Renan Santos, fez declarações críticas sobre Belém que repercutiram nas redes sociais nas últimas 24 horas. Ao comentar a escolha da cidade como sede da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), prevista para novembro deste ano, o dirigente afirmou que a capital paraense não teria estrutura adequada para receber o evento.
“Belém do Pará é um grande favelão, aqui ó, vai no Google, bota a capital mais favelizada do Brasil. É Belém”, declarou Santos durante o episódio. Ele ainda completou: “Belém do Pará não dispõe de infraestrutura pra nada, Belém do Pará é muito pobre”, declarou em trecho da participação no podcast.
As falas geraram reações entre internautas, que passaram a comentar em publicações do perfil oficial de Renan Santos no Instagram. A maior parte das mensagens foi concentrada em um post fixado no topo do feed, feito há cerca de 45 semanas, que não está relacionado ao conteúdo do podcast. Mesmo sendo antigo, o post se tornou um espaço onde diversos usuários manifestaram críticas às falas.
Entre os comentários, estão registros como: “Jogador… mexeu com o povo mais bairrista do Brasil kkkkkk prepara-te”, “Comprou briga com o Pará e o Norte!”, “Falou o riquinho de Beverly Hills” e “Um merda. Só sai merda da bok”, postados nas últimas horas.
Veja os comentários:
Durante o podcast, Santos também ironizou a instalação de árvores artificiais na cidade para o evento. “Eles vão botar árvores artificiais em Belém do Pará? Mas que coisa cara, vocês tinham que estar preocupados é com outra coisa, precisavam de saneamento básico na cidade de vocês”, afirmou.