Nesta sexta-feira, 13, o Governo do Pará, por meio da Companhia de Habitação do Pará (Cohab), realizou uma vistoria técnica na residência de Maria Casemira Mendes Moraes, no Distrito de Icoaraci, em Belém. A casa, destruída por um incêndio na última quinta-feira, 12, será incluída no programa habitacional “Sua Casa”, que oferece até R$ 21 mil em auxílio para construção, reforma ou melhoria de moradias.
Maria Casemira, catadora de materiais recicláveis que vive no imóvel com o filho, também catador, demonstrou confiança no apoio governamental. “Estou muito triste, mas sei que com a ajuda do governo, com certeza, a gente vai poder reconstruir nossa casa”, declarou emocionada.
Mais de 20 famílias cadastradas em sete dias
Esse foi o quarto incêndio registrado em Belém nos últimos sete dias, afetando 21 famílias cujas casas foram total ou parcialmente destruídas. Todas foram cadastradas pela Cohab para receber o benefício habitacional “Sua Casa”.
Segundo Patrícia Carvalho, gerente executiva de Assistência Social, o apoio é essencial para reconstruir vidas. “No local, nós fizemos o questionário social do proprietário do imóvel e o laudo de engenharia. O caso entrará no bojo das demais famílias que também passaram por sinistro nos últimos dias”, explicou.
O engenheiro Raimundo Júnior, também presente na vistoria, destacou que as condições de segurança das áreas afetadas são minuciosamente avaliadas, garantindo que o benefício seja aplicado com eficiência e segurança.
Como funciona
Criado pelo governador Helder Barbalho, o programa “Sua Casa” oferece dois tipos de auxílio. O primeiro é para aquisição de materiais de construção e o segundo para contratação de mão de obra. O objetivo é permitir que famílias em situação de vulnerabilidade tenham condições dignas de moradia, especialmente em casos de emergência, como os incêndios recentes.