Ao longo do primeiro mandato na Câmara Municipal de Boa Vista (CMBV), a vereadora Juliana Garcia (PP) ganhou destaque por sua atuação junto ao povo e além das portas da Câmara. Essa atuação forte parece ter garantido seu retorno a um segundo mandato na Casa Legislativa com uma campanha que tem ganhado proporções de uma disputa majoritária.
Eleita em 2020 para seu primeiro mandato com 1.273 votos, ela tem demonstrado uma atuação proativa e comprometida com a resolução de problemas enfrentados pela população da capital.
A campanha de Garcia para a reeleição em 2024 tem como lema “Boa Vista mais cheia de vida”. Esta estratégia foi elaborada por uma equipe de marketing experiente, a mesma foi responsável pela comunicação bem-sucedida de outros candidatos em 2022, como Jhonatan de Jesus e Marcos Jorge, que foram eleitos em suas respectivas disputas.
Aparentemente, a estratégia tem dado certo. Pesquisas de intenção de voto sugerem que Garcia já é a segunda em preferência do partido, indicando a possibilidade de um resultado acima da média nas urnas, no dia 6.
No entanto, o mérito dessa boa colocação não é fruto apenas da evidência proporcionada pela campanha. Nos últimos quatro anos, a parlamentar tem atuado em diversas frentes.
Atuação na CMBV
Desde o início de seu mandato, ela já apresentou 51 Projetos de Lei do Legislativo, 8 Projetos de Resolução, 34 Requerimentos, 1 Projeto de Lei Complementar, 26 Projetos de Decreto Legislativo, 667 Indicações, 2 Propostas de Emenda à Lei Orgânica e 3 Atos da Mesa Diretora.
Entre suas iniciativas mais relevantes estão melhorias de infraestrutura em diversos bairros da cidade, incluindo a instalação de galerias no bairro Raiar do Sol, implementação de iluminação LED na mesma localidade, instalação de semáforos no Jóquei Clube e no São Bento, e iluminação da BR 174 entre o posto trevo e o anel viário.
Um destaque do mandato de Garcia é o projeto social “Respeita que eu moro aqui”, que busca dar voz às comunidades e promover políticas públicas e sociais inclusivas. O projeto envolve campanhas de conscientização, palestras educativas, eventos comunitários e ações de inclusão social, com o objetivo de fomentar o respeito, a cidadania e a justiça na sociedade de Boa Vista.