O partido Republicanos anunciou, neste domingo, 4, a coligação com o União Brasil para as eleições municipais de 2024 em Boa Vista. O evento ocorreu na Câmara Municipal da capital e contou com o lançamento dos 23 candidatos a vereador do partido, sendo 16 homens e sete mulheres.
A decisão de formar a coligação com o União Brasil foi tomada momentos antes do início da convenção, durante uma reunião entre líderes republicanos. O presidente estadual do Republicanos, senador Mecias de Jesus, declarou que a coligação apoiará o candidato do União Brasil à Prefeitura de Boa Vista, independentemente de quem seja o escolhido.
No sábado, 3, o deputado federal Antonio Carlos Nicoletti foi confirmado como candidato único do União Brasil ao Palácio 9 de Julho, vencendo a disputa interna contra a deputada estadual Catarina Guerra por 11 votos a 6. Ela anunciou que irá acionar a Justiça para contestar a antecipação da convenção, que estava marcada para esta segunda-feira, 5.
Apoio a Catarina e racha com Nicoletti
Em março, o governador Antonio Denarium (PP) declarou apoio à pré-candidatura de Catarina Guerra à Prefeitura de Boa Vista, inclusive lançando uma campanha publicitária intitulada “Eu&Ela”. Este apoio faz parte de uma frente ampla de partidos promovida por Denarium, que inclui o Republicanos e o Progressistas.
A insistência de Nicoletti em ser o candidato do União Brasil à Prefeitura de Boa Vista causou um racha entre ele e o chefe do Executivo, resultando na exoneração de pessoas indicadas por Nicoletti que ocupavam cargos comissionados na estrutura estadual.
Candidato a vice e vereadores
Ainda durante a convenção, o senador Mecias de Jesus também anunciou que a coligação para o cargo majoritário incluirá o Progressistas de Denarium e o PDT. O escolhido para vice-prefeito na chapa de Nicoletti é o ex-deputado estadual Sargento Damosiel, do PDT.
Entre os candidatos a vereador lançados pelo Republicanos, destacam-se cinco que buscam a reeleição: Genilson Costa (presidente da Câmara), Manoel Neves (presidente municipal do partido), Ítalo Otávio, Professor Samuel e Sandro Baré.