Secretários Estaduais de Saúde do Brasil se reuniram na manhã desta quarta-feira, 20, em Brasília (DF) para a assembleia do Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde).
Por unanimidade, o secretário de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, foi reeleito ao cargo de presidente, assim como a secretária de Saúde de Roraima, Cecília Lorenzon, que foi reeleita vice-presidente representando toda a Região Norte do Brasil.
Além de Cecília, ocupam o posto de vice-presidente por região brasileira os secretários estaduais de Saúde Miguel Neto (Sudeste), Tânia Mara Coelho (Nordeste), Lucilene Queiroz (Centro Oeste) e Carmen Zanotto (Sul).
Antes de exercer o cargo de vice-presidente, Cecília Lorenzon foi conselheira fiscal do Conass durante o biênio 2022-2023. Em seguida foi eleita vice-presidente (primeiro mandato) para o biênio 2023-2024 e agora reeleita para o biênio 2024-2025.
“Para Roraima isso é representatividade. Nosso Estado representa todos os da Região Norte do Brasil e está habilitado a discutir política pública em saúde. Isso é reflexo da nossa gestão, que pelo segundo ano consecutivo é destaque na realização de cirurgias eletivas conforme a análise do Ministério da Saúde, assim como outros avanços de fluxos e organização da nossa rede estadual de saúde”, enfatizou Cecília Lorenzon.
O conselho
O Conass surgiu em fevereiro de 1982 com a proposta de integrar os secretários de saúde e inseri-los no processo construtivo da saúde pública do Brasil. É uma associação civil sem fins lucrativos, de direito privado, com autonomia administrativa, financeira e patrimonial.
Com sede em Brasília, a diretoria do Conass é composta pelo presidente, cinco vice-presidentes regionais (um por região brasileira), pela Comissão Fiscal e por representantes do Conass na Agência Nacional de Saúde e representantes do Conass no Conselho Consultivo da Anvisa.
Diretoria Conass 2024-2025
Presidente
Fábio Baccheretti (MG)
Vice-Presidentes
Nordeste: Tânia Mara Coelho (CE)
Sudeste: Miguel Neto (ES)
Centro Oeste: Lucilene Queiroz (DF)
Sul: Carmem Zanoto (SC)
Norte: Cecília Lorenzon (RR)
Conselho Fiscal
Titulares:
Tiago Fernades (MA)
Silvana Vedovelli (AP)
Antonio Soares (PI)
Suplentes:
Carlos Felinto (TO)
Jefferson Rocha (RO)
Gilberto Gomes (MT)
Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás)
Leonardo Vilela (Conass)
Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS)
Titular – Miguel Neto (ES)
Suplente – René Santos (Conass)
Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)
Titular – Zilda Cavalcanti (PE)
Suplente – Lyane Ramalho (RN)
Secretário Executivo
Jurandi Frutuoso da Silva
Foto: Divulgação