Em meio a uma guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas, a Assembleia Legislativa de Rondônia concedeu ao premier de Israel, Benjamin Netanyahu, o título de cidadão honorário pelos “relevantes serviços prestados ao Estado de Rondônia”, apesar de o político israelense nunca ter posto os pés na região. O Decreto Legislativo 2.403, do dia 11, foi publicado no Diário Oficial Eletrônico da ALE de segunda-feira, 16.
A decisão ocorre em meio a guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas, que já resultou em milhares de mortes em Israel e na Palestina. O projeto foi apresentado no dia 10, pelo deputado Delegado Lucas (PP).
Em sua justificativa o parlamentar ressalta que Netanyahu é reconhecido como “amigo da comunidade evangélica brasileira” e enfatiza uma série de contribuições do primeiro-ministro para a cooperação entre o Brasil e Israel e para o mundo, abrangendo desde a literatura até às relações internacionais.
Frente parlamentar de amizade Brasil-Israel
No mesmo Diário também foi publicada a Resolução 570, criando a “Frente Parlamentar Internacional de Cooperação e Amizade Brasil-Israel” em Rondônia. Essa frente parlamentar, também conhecida como “Parla Grupo Brasil-Israel Rondônia”, tem como objetivo fomentar a cooperação e amizade entre o Brasil e Israel no estado de Rondônia.
Os principais objetivos dessa frente parlamentar é promover a integração com frentes parlamentares existentes, quebrar barreiras de preconceito para facilitar a troca de informações em áreas de interesse mútuo e encorajar a troca de experiência parlamentar entre a Assembleia Legislativa de Rondônia e o Parlamento de Israel.
Além disso, a frente busca aprofundar o estudo e preservação das fontes culturais de ambos os países, promover a cooperação nas áreas científica, tecnológica e comercial, e fornecer um espaço para o diálogo político e diplomático visando a resolução pacífica de conflitos e a promoção de interesses compartilhados.
Foto: Divulgação