março 18, 2025
InícioDestaquesAssembleia Legislativa de Roraima inaugura sala de amamentação para servidoras

Assembleia Legislativa de Roraima inaugura sala de amamentação para servidoras

Publicado em

spot_img

As parlamentares, servidoras, terceirizadas e visitantes ganharam um novo espaço na sede do Poder Legislativo, com a inauguração da sala de amamentação e armazenamento de leite materno nesta terça-feira, 29. O corte da fita foi feito durante suspensão da sessão ordinária do Parlamento, e contou com a participação dos deputados, servidores e da diretora do Banco de Leite de Roraima, Silvia Furlim.

Para o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), o local, além de proporcionar mais privacidade para mãe e bebê, será também mais um ponto de coleta para doação ao Banco de Leite.

“É um espaço onde mãe e filho ou filha terão a privacidade necessária para que possam desfrutar desse momento que é a amamentação, bem como um posto de coleta para servir nossa maternidade. Há muitas crianças internadas que precisam desse alimento. É uma ação muito importante. Quero parabenizar a deputada Catarina [União] pela iniciativa, o núcleo de servidores da Casa e a Mesa Diretora que acatou e autorizou a construção dessa sala que será fundamental para quem usá-la”, ressaltou Sampaio.

Com a instalação da sala de apoio, a Casa do Povo se torna a primeira Assembleia da Região Norte e instituição no Estado a implementar um cômodo do tipo. A idealização ocorreu por meio da Indicação nº 422/2023, da deputada Catarina Guerra, em alusão ao “Agosto Dourado” – de incentivo à amamentação e doação de leite materno – bem como uma causa pessoal sua. A íntegra do documento pode ser vista no endereço sapl.al.rr.leg.br/, na aba “Normas Jurídicas”.

“A gente ainda está no ‘Agosto Dourado’ e sabemos da importância da doação de leite e que a amamentação perdure por mais tempo e não apenas até os seis meses de vida. A falta de coletor nos trabalhos é uma das maiores causas de desmame. Ter esse apoio dentro da ALE vai propiciar que nossas servidoras continuem com esse ciclo e estimulá-las a serem possíveis doadoras. Como mãe, também tive essa dificuldade com retorno ao trabalho. É uma forma de dar um pouco de aconchego e acalento para essas mulheres. Tenho certeza de que as mães irão ganhar muito”, explicou Guerra.

A deputada Tayla Peres (Republicanos), primeira parlamentar da Assembleia Legislativa a ficar gestante durante um mandato, ainda está de licença-maternidade, mas esteve presente na inauguração da sala de apoio, e resumiu o dia como sendo de “felicidade”.

“É um dia de felicidade para nós, mulheres, e um avanço também. Já me sinto prestigiada porque estou passando por esse período com bebê novo e, quando retornar ao trabalho, será importante poder sair de uma sessão, por exemplo, e vir até esse local especial, feito com amor e carinho e tirar uns minutos para amamentar meu bebê. Sei que o aleitamento materno é muito importante. Também tenho outro filho, de nove anos, e vi o quanto foi necessário para a vida dele. Hoje, ele é uma criança saudável, e quero fazer o mesmo com o José Felipe”, frisou Tayla.

A deputada Angela Águida Portella (PP) também parabenizou a colega de Parlamento e salientou que só quem amamentou ou passa por esse período sabe da grandeza desta iniciativa.

“Estou muito feliz que a Assembleia Legislativa tenha dado esse passo e que, agora, servirá de exemplo para que outras instituições possam se espelhar e disponibilizar suas salas de amamentação. Na minha experiência como mãe, eu trabalhava no Banco do Brasil e, à época, a licença-maternidade era curta e tive que amamentar minhas filhas no banheiro. Isso é dignidade e vai permitir que as mães recebam seus bebês no seu trabalho. É um marco para o Estado”, declarou Portella.

“Quero agradecer a sensibilidade do deputado Sampaio e à deputada Catarina Guerra por sempre atender às demandas da causa do aleitamento materno e da doação. Lembrando que, atualmente, temos cerca de 55 bebês internados em uma UTI Neonatal. Por isso, quando uma sala de amamentação é inaugurada, é incentivado o aleitamento materno e, consequentemente, um apoio à doação. Doar leite é salvar vidas”, complementou Silvia Furlim.

O ambiente funcionará durante o horário de expediente e fica localizado no final do primeiro corredor do prédio, ao lado direito. Ele foi estruturado de acordo com a Nota Técnica Conjunta nº 01/2010 da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e Ministério da Saúde, que estabelece parâmetros adequados para instalação de salas de amamentação e coleta de leite humano, com base na Resolução nº 171/2006 da Anvisa.

Entre as regras estabelecidas, estão o dimensionamento da sala, espaço por cadeira de coleta, instalação de um ponto de água fria e lavatório para higiene das mãos e dos seios, além de um freezer com termômetro para monitoramento diário da temperatura.

Foto: Divulgação 

spot_img

Últimos Artigos

Escolegis da ALE-RR abre inscrições para 15 mil vagas em cursos EaD com ‘Trilhas do Conhecimento’

A Escola do Legislativo (Escolegis) da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) abre inscrições para...

Comitê de Combate à Corrupção denuncia ao MP supostos pagamentos irregulares a deputados da Aleam

O Comitê Amazonas de Combate à Corrupção (CACC), após o recebimento de denúncia, solicitou...

Alepa homenageia 19 anos de fundação da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo no Pará

Os 19 anos de fundação da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo no Pará...

Prefeitura de Iracema é alvo do MP por suposta irregularidade na coleta de lixo na Vila Campos Novos

A Prefeitura de Iracema, comandada por Marlene Saraiva (Republicanos), é alvo de uma investigação...

Mais como este

Escolegis da ALE-RR abre inscrições para 15 mil vagas em cursos EaD com ‘Trilhas do Conhecimento’

A Escola do Legislativo (Escolegis) da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) abre inscrições para...

Comitê de Combate à Corrupção denuncia ao MP supostos pagamentos irregulares a deputados da Aleam

O Comitê Amazonas de Combate à Corrupção (CACC), após o recebimento de denúncia, solicitou...

Alepa homenageia 19 anos de fundação da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo no Pará

Os 19 anos de fundação da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo no Pará...