Pela primeira vez desde a criação do município de Pacaraima, fundado em 1995, a Câmara Municipal é comandada por uma mulher. A vereadora Dila Santos (Solidariedade) é quem preside a Casa no biênio 2023-2024 e desde que assumiu a liderança, ela embarcou em uma jornada de reformas e inovações. “Iniciamos esse trabalho padronizando os trabalhos na Casa, desde o processo de documentações até aos servidores, fazendo-os serem parte de algo novo com uniformes, cursos e ferramentas novas de trabalho”, afirmou a parlamentar em entrevista ao Portal O Fato.
Um dos marcos da administração de Dila é a promoção da transparência e responsabilidade. Ela liderou um esforço para modernizar o processo legislativo, tornando-o mais acessível ao público. “Tornei todo o processo legislativo da Casa mais transparente, onde fizemos acordos de cooperação com o Senado Federal para atualização do site da Câmara, em especial ao portal da transparência, para que a população tenha acesso a tudo que acontece”, revelou a presidente da Câmara.
Além de fortalecer a transparência, Dila mostrou-se empenhada em aproximar a população das decisões políticas. Ela instituiu a TV Câmara de Pacaraima para a transmissão ao vivo das sessões ordinárias e promoveu meios de participação popular, como o portal e-democracia.
Dila também tem sido uma força proativa na apresentação de Projetos de Lei que beneficiam diretamente a comunidade. Ela destacou algumas de suas iniciativas legislativas, incluindo a distribuição gratuita de absorventes femininos para as estudantes da rede pública municipal e a criação inédita da Câmara Jovem, única em todo o Estado de Roraima, que incentiva a participação da juventude pacaraimense na política local.
Apesar dos avanços, a vereadora reconhece que há desafios significativos, principalmente devido à limitação de recursos. Contudo, com determinação, ela tem trabalhado para superar essas barreiras. “Com muita organização, tenho feito investimentos que têm aproximado a nossa população e dado transparência nos trabalhos da Casa”, disse ela.
Ao avaliar o relacionamento com o Executivo Municipal, Dila mantém uma postura de vigilância e colaboração. “A Câmara de Vereadores de Pacaraima é uma das mais atuantes do Estado, sempre atenta às ações e trabalhos do Executivo, e seguimos trabalhando dentro da legalidade, fiscalizando, propondo ideias e ouvindo a população”, assegurou a presidente.
Foto: Divulgação