É um senso comum entre os cidadãos roraimenses a péssima qualidade do fornecimento de energia no Estado. O último apagão, ocorrido no sábado, 15, que deixou não somente a capital Boa Vista, mas também os 14 municípios do interior sem energia por mais de seis horas, foi pauta da sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Boa Vista nesta terça-feira, 18.
O vereador Vereador Dr. Ilderson Pereira (Sem partido), 2º vice-presidente da Casa, defendeu a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar a qualidade da prestação do serviço na Capital. Ele reconhece que a pauta é de prerrogativa federal, que deveria ser levantada pela bancada federal de Roraima em Brasília, mas ressaltou que não há motivos para não investigar a situação no âmbito do legislativo municipal.
“A empresa presta serviço em todo o Estado, e consequentemente em Boa Vista, onde é nossa área de competência. Creio que os 23 vereadores dessa casa estão extremamente insatisfeitos e não vejo motivos para esta Casa não abrir uma CPI para apurar a qualidade da prestação do serviço na nossa Capital”, argumentou o parlamentar.
Ele lembrou, ainda, que além da má qualidade do serviço, o tipo de energia produzida em Roraima é o mais poluente que existe: as termelétricas movidas a diesel. “São gastos mais de 1 milhão de litros de diesel por dia, gastando cerca de R$ 5 milhões por dia. A nossa sorte é que essa conta é dividida por rateio com todo o Brasil. Se o restante do país souber disso, nós estamos lascados”, frisou.
Apagão – Conforme o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), durante o último apagão registrado em Roraima, no dia 15 de abril, de imediato foi iniciada a coordenação das ações para recomposição do sistema. Porém, o fornecimento foi retomado de forma gradativa a partir das 22h, sendo restabelecida por completo somente por volta das 23h58.
A empresa informou, ainda, que as causas do desligamento geral do parque gerador, bem como das dificuldades de recomposição, seriam analisadas pelo ONS e agentes envolvidos.
Foto: divulgação/CMBV