No último sábado, 15, os roraimenses ficaram por mais de seis horas seguidas sem energia. Segundo a Roraima Energia, o motivo foi o desligamento geral do parque termelétrico que atende o sistema. Apesar do blackout, a internet móvel continuou funcionando, de maneira precária, mas com estabilidade suficiente para que a população se manifestasse com indignação nas redes sociais.
No twitter, a ex-prefeita Teresa Surita, que foi candidata ao Governo do Estado nas eleições de 2022, postou uma foto que mostrava a cidade na escuridão, contrastando com as luzes do Mirante do Parque do Rio Branco, na região central de Boa Vista.
Só o mirante aceso. O resto? Tudo apagado. 5 horas sem energia. pic.twitter.com/mha6w0RWgm
— Teresa Surita (@Teresa_Surita) April 16, 2023
Não demorou muito e logo uma usuária da rede social interagiu na postagem pedindo para Teresa fazer alguma coisa. Em seguida, a ex-prefeita respondeu afirmando que este era o momento ideal para lembrar das últimas eleições.
⏰ Hora importante pra lembrar da eleição comprada.⏰
Voto comprado, futuro roubado. Voto não tem preço, tem consequência.
No caso, um estado sem luz, sem água, sem saúde, sem educação.
Valeu o preço? Pq custou caro né! https://t.co/UCaHBz4Xn7
— Teresa Surita (@Teresa_Surita) April 16, 2023
Apagão – O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que iniciou a coordenação das ações de recomposição do sistema por volta das 16h55. No entanto, a energia começou a retornar em alguns bairros da cidade somente por volta das 22h do sábado, 15. Somente às 23h58 o fornecimento foi restabelecido por completo.
A empresa informou, ainda, que as causas do desligamento geral do parque gerador, bem como das dificuldades de recomposição, serão analisadas pelo ONS e agentes envolvidos.
Foto: divulgação