Em sessão extraordinária na tarde desta sexta-feira, 10, a Câmara Municipal, por unanimidade, aprovou o afastamento da vice-prefeita de Alto Alegre, Simone Elisabete, que estava como prefeita interina após a prisão do prefeito Alto Alegre. Agora, quem assume o comando do município é o presidente da Câmara, Valdenir Magrão (MDB).
Os vereadores levaram em consideração que Pedro Henrique Machado já está afastado do cargo devido ser alvo de uma investigação federal que apura fraudes em licitações e sua chapa, que inclui Simone Elisabete ter sido cassada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Pedro Henrique Machado e Simone Elisabete foram cassados em 1º grau pelo Tribunal de Justiça (TJ) e em segundo grau pelo TRE. A partir desta sexta-feira, 10, os vereadores cassaram a chapa de Machado, além disso o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve analisar e confirmar a cassação.
Preso
No dia 31 de agosto, Pedro Henrique Machado (PSD) se apresentou voluntariamente à Polícia Federal em Boa Vista, onde foi cumprido o mandado de prisão expedido pela Justiça Federal. Ele era considerado foragido desde o dia 29, quando houve busca e apreensão na residência dele em Alto Alegre e em outro imóvel em Boa Vista.
A Operação Leviatã, deflagrada no dia 29, investiga o envolvimento do político em um esquema de fraudes em licitações, pagamento de propinas e lavagem de dinheiro. Durante o interrogatório, Machado ficou calado. Logo em seguida, ele foi apresentado à Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) para cumprir prisão preventiva no sistema prisional. Ele está à disposição da Justiça na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo.
Foto: Divulgação