A presidenta da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joenia Wapichana, reuniu-se nesta quarta-feira (18) com o Papa Leão XIV, no Vaticano, em Roma. O encontro ocorreu durante audiência geral e integra a agenda oficial da comitiva da Funai na capital italiana.
A equipe da autarquia participa da 6ª Reunião do Órgão Subsidiário de Implementação (SBI-6) da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB). Durante a audiência, Joenia Wapichana afirmou ao pontífice que os povos indígenas defendem a vida, a paz, o respeito, a diversidade e a cultura. Segundo a presidenta, a reunião representou uma oportunidade para solicitar apoio aos direitos dos povos indígenas, destacando a relevância da liderança do Papa no cenário internacional.
De acordo com Joenia Wapichana, o encontro ocorreu em um momento em que a Funai cumpre agenda relacionada a estratégias para a biodiversidade e à importância dos povos indígenas nas metas ambientais globais.
A SBI-6 é realizada entre os dias 16 e 19, na sede da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), em Roma. A reunião é preparatória para a COP 17 da Convenção sobre Diversidade Biológica, prevista para ocorrer este ano em Yerevan, na Armênia.
Durante o encontro, são debatidos temas relacionados à implementação da Convenção e do Marco Global de Kunming-Montreal, incluindo mecanismos financeiros e mobilização de recursos, estratégias e planos nacionais de conservação da biodiversidade, acesso ao conhecimento tradicional associado à biodiversidade, repartição de benefícios e planos de ação de gênero.
Integram a comitiva da Funai a diretora de Gestão Ambiental e Territorial (Digat), Lucia Alberta, e a coordenadora de Gestão Integrada e Instrumentos de Gestão (Cogin), Luana Almeida.


