agosto 18, 2025
InícioDestaquesCom grupo governista unido e fortalecido, Arthur Henrique deve enfrentar desafios para...

Com grupo governista unido e fortalecido, Arthur Henrique deve enfrentar desafios para se reeleger em 2024

Publicado em

spot_img

Engana-se quem acha que o tabuleiro político para a disputa pela Prefeitura de Boa Vista em 2024 ainda começará a ser movimentado, na verdade as movimentações e as articulações começaram ainda no ano passado com a reeleição do governador de Roraima, Antonio Denarium (PP), quando derrotou Teresa Surita (MDB), e mostrou o fortalecimento do seu grupo político.

A expressiva votação que alcançou em 2022, a forte influência que mantém na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), que garantiu até uma vaga vitalícia para a primeira-dama no Tribunal de Contas do Estado (TCE), e o grande número de aliados em Roraima, que passa por todos os partidos, Antonio Denarium deve indicar um nome para disputar a prefeitura contra Arthur Henrique e consagrar o seu poder político.

A disputa contra Arthur Henrique será mais um embate entre o grupo governista e o MDB, que segue praticamente isolado em Roraima, sem grandes alianças. A sigla está sob o comando de Romero Jucá, tendo como a grande estrela Teresa Surita, prefeita da capital por cinco vezes, mas que decidiu não ser candidata em 2024. Teresa é frequentemente lembrada por obras imponentes, preocupação com a população e investimentos na primeira infância, que lhe garante honrarias e destaque em Brasília.

“Patinando” 

Enquanto aliados e governador seguem (pelo menos publicamente) em plena sintonia, Arthur Henrique, segundo alguns aliados, ainda “patina” quando se trata de articulação política e musculatura para o pleito que se avizinha. “Sem a Teresa colada ao lado, a situação fica difícil, as pessoas lembram dela e querem ela”, disse um aliado do grupo de Teresa, com acesso por diversas secretarias e pelos corredores do Palácio 9 de Julho, sede da Prefeitura de Boa Vista.

Como comentou o político e leitor do O FATO que em quaisquer passeios por Boa Vista frequentemente se encontra alguém comentando sobre o trabalho realizado pela ex-prefeita e “mãe política” de Arthur Henrique e como a obra mudou a realidade das pessoas. De fato, ela fez história.

Para estes aliados, embora Arthur Henrique tenha carisma e cative por onde passa, de inauguração de obra a pequenos encontros, falta articulação política e posicionamento político até nas próprias redes sociais do prefeito. “Ele é bom, tem carisma, querido pela pessoas, mas falta a expertise da Teresa e a articulação do Jucá com pessoas que entendam e o levam para fazer política de verdade, que acontece a portas fechadas e nas ruas com o povo”, disse.

“Foi a Teresa que fez”

Enquanto estes aliados comentam que falta algo para Arthur Henrique cravar o nome dele, Teresa Surita usou as redes sociais nos últimos dias para, por meio de uma animação publicitária, ressaltar que fez diversas obras. Passando pela rua, ouve-se crianças, jovens e até mais vividos repetindo frase da animação: “foi a Teresa que fez” enquanto caminhão pela rua ou contemplam um passeio na praça.

“Não haverá eleição suplementar”

Em conversa com diversos aliados do governador, é unânime a crença que não haverá eleição suplementar para o Governo de Roraima após o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) cassar o mandato de Antonio Denarium e determinar novas eleições. O governo recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), onde acreditam que a decisão da Corte de Roraima não será confirmada garantindo ao governador o mandato.

Se o TSE vai confirmar a decisão do TRE, só o tempo dirá. Ocorre que o grupo governista não está se organizando para uma eleição suplementar e o foco são as eleições municipais de 2024 e de olho na Prefeitura de Boa Vista, o que garantirá mais poder a base do atual governo.

Terceira via?

Sobre o pleito do ano que vem, circula nos bastidores ainda que pode surgir uma terceira via, articulada pelo presidente do diretório estadual do Republicanos e senador Mecias de Jesus, que estaria investindo em reuniões e até investimento constante em militância e redes sociais, que fazem diferença numa guerra eleitoral.

Mecias é tido como uma grande liderança política, aliado do governador e com forte influência na tomada de decisões. Se haverá uma terceira via, os próximos episódios ao longo dos meses dirá.

Foto: Divulgação 

 

 

spot_img

Últimos Artigos

ALE aprova prorrogação da liquidação da CERR para dezembro deste ano

Por 19 votos, os deputados estaduais aprovaram a prorrogação da liquidação da Companhia Energética...

Dino decide que leis e decisões estrangeiras não têm efeito automático no Brasil

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta segunda-feira (28) que...

Defesa de jornalistas agredidos classifica ação do prefeito de Macapá como abuso de autoridade

A defesa dos jornalistas Heverson Castro e Iran Froes classificou a agressão sofrida pelos...

MP denuncia policial por tortura, violência doméstica e cárcere privado contra ex-esposa com Alzheimer

O policial militar Hildegardo Freitas da Silva foi denunciado pelo Ministério Público do Estado...

Mais como este

ALE aprova prorrogação da liquidação da CERR para dezembro deste ano

Por 19 votos, os deputados estaduais aprovaram a prorrogação da liquidação da Companhia Energética...

Dino decide que leis e decisões estrangeiras não têm efeito automático no Brasil

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta segunda-feira (28) que...

Defesa de jornalistas agredidos classifica ação do prefeito de Macapá como abuso de autoridade

A defesa dos jornalistas Heverson Castro e Iran Froes classificou a agressão sofrida pelos...