A deputada federal Helena Lima (MDB) anunciou que a ponte sobre o Rio Mucajaí, um dos pontos críticos da BR-174, começou a receber obras de reforço estrutural já nesta semana. A intervenção emergencial é resultado da articulação da parlamentar em Brasília, que garantiu os recursos junto ao Ministério dos Transportes para que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) consiga executar os serviços. Os trabalhos devem ser concluídos até fevereiro.
“Essa obra era uma demanda urgente da nossa população, que me trouxe a preocupação com os riscos para quem passa por ali diariamente. Busquei a articulação junto ao Governo Federal, realizei diversas reuniões com o ministro Renan Filho e agora fico muito contente em ver mais uma obra saindo do papel. Quem ganha é Roraima”, destacou.
O problema identificado na ponte foi um afundamento de aproximadamente um metro na cabeceira, que gerou desnível na pista, colocando em risco a segurança de motoristas e passageiros. A intervenção vai corrigir o solo, recompor o aterro e reforçar a estrutura, garantindo estabilidade e eliminando o risco de acidentes.
A superintendente regional do DNIT em Roraima, Deusiana Gouveia, ressaltou que a agilidade da deputada foi fundamental para priorizar as pontes do estado.
“Estamos trabalhando em vários pontos críticos que precisam de manutenção, e as pontes são prioridade. Com os recursos viabilizados pela deputada Helena, conseguimos iniciar obras essenciais para melhorar nossas rodovias e garantir segurança para todos”, afirmou.
Outras obras pelo estado
Além da ponte sobre o Rio Mucajaí, Helena Lima garantiu R$ 35 milhões para a pavimentação da BR-401 e articulou a emissão da licença prévia ambiental pela Femarh, etapa que viabiliza o avanço da obra. Também assegurou recursos para a recuperação da BR-210 e para a conclusão da galeria do Rio Baliza, que já está 70% executada e beneficia produtores de São João da Baliza, São Luiz do Anauá e Caroebe.
Na BR-174, Helena cobrou providências para o trecho da reserva Waimiri-Atroari, considerado um dos mais críticos da rodovia. No Km 713, os serviços de manutenção já estão em andamento e devem ser concluídos até março. Já na ponte sobre o Rio Cachorro (BR-432), no município de Cantá, haverá reforço estrutural em fevereiro, enquanto a licitação para a construção de uma nova ponte de concreto já está em andamento.


