A vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR) passou a ser ofertada, a partir desta segunda-feira, 15, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. O público-alvo são gestantes a partir da 28ª semana de gestação, com o objetivo de reduzir os casos de bronquiolite em recém-nascidos.
Segundo o Ministério da Saúde, o VSR é responsável por cerca de 40% dos casos de pneumonia e 75% dos casos de bronquiolite em crianças menores de dois anos. O imunizante foi incorporado recentemente ao calendário vacinal nacional.
De acordo com o diretor do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Romildo Azevedo, a vacinação da gestante permite a transferência de anticorpos para o bebê ainda durante a gravidez. “Tomando a vacina, a grávida vai gerar anticorpos e passar para o feto. Após o nascimento, o bebê permanece protegido nos primeiros seis meses de vida”, explicou.
A vacina contra o VSR integra o conjunto de imunizantes recomendados durante a gestação. Além dela, fazem parte do calendário a vacina contra Influenza, que pode ser aplicada em qualquer fase da gravidez, e a dTpa, indicada a partir da 20ª semana, que protege contra difteria, tétano e coqueluche.
Gestantes que já se enquadram no público-alvo podem procurar a unidade de saúde mais próxima para receber a dose. A aplicação ocorre durante o horário regular de funcionamento das UBSs.
A gestante Stephany Tais, que está na segunda gravidez, aproveitou a disponibilidade do imunizante para atualizar o cartão de vacinação. “Me cuidei na primeira gravidez e agora não é diferente. É um cuidado comigo e, principalmente, com meu bebê. Faço tudo pela UBS Pricumã, que é minha unidade de referência”, afirmou.
Veja também:
Prefeito Arthur Henrique promove mudanças no primeiro escalão antes das férias
Acesse o nosso perfil no Instagram


